A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Flávia Durães Freitas
  • Francely Aparecida dos Santos UNIMONTES

Resumo

Este artigo apresenta como temáticas a formação de professores e a Educação Infantil, e foi orientado pela problemática sobre “a contribuição da formação continuada dos professores da Educação Infantil, em serviço”. Como objetivo elegemos o de analisar as contribuições da formação continuada em serviço para a prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, de um Cemei, em Montes Claros/MG. Utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura e a pesquisa de campo que teve como Lócus um Cemei da cidade de Montes Claros/MG. Como instrumento de coleta de informações realizamos a observação da formação continuada e entrevistas semiestruturadas com três professoras e a supervisora do Cemei, que foi o campo da pesquisa. Com a realização da pesquisa conseguimos alcançar parcialmente os nossos objetivos, pois conforme dito pelas professoras e a supervisora, não há formação continuada na escola campo da pesquisa, porém elas consideram essa formação muito importante para melhoria de suas práticas pedagógicas em sala de aula, evidenciando assim a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada em serviço. Educação

Infantil.

Biografia do Autor

Ana Flávia Durães Freitas

Egressa do curso de pedagogia UNIMONTES

Francely Aparecida dos Santos , UNIMONTES

Profa. Dra. Do Programa de Pós Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da UNIMONTES

Downloads

Publicado

2021-01-01