PERSPECTIVAS E PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA AMAZÔNIA

Autores

  • Francisdalva Malafaia Silva SEMED- Amaturá-AM
  • Gilvânia Plácido Braule Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

O artigo discorre uma análise crítica das perspectivas e vislumbrações sobre práticas ambientais de educadores em formação no curso de Pedagogia de uma universidade federal no Alto Solimões, região coberta pelo bioma da Amazônia com uma rica biodiversidade. Os resultados são decorrentes de um estudo de caso qualitativo, destacam as diferentes percepções dos sujeitos graduandos em relação às possíveis práticas ambientais a serem desenvolvidas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e suas perspectivas como futuros educadores de crianças em fase inicial da educação escolar. Os sujeitos apresentam visões aproximadas e algumas com mais coerência com os pensamentos contemporâneos da educação ambiental e formação ecológica. Suas perspectivas apontam a percepção de possibilidades para a realização de um trabalho docente mais pautado na perspectiva de preservação e conservação ambiental em defesa da natureza e da humanidade que faz parte dela.

Palavras-chave: Educador. Formação. Educação Ambiental. Amazônia.

Biografia do Autor

Francisdalva Malafaia Silva, SEMED- Amaturá-AM

Docente da SEMED- Amaturá-AM. Licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Natureza e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas (INC-UFAM). Especialista em Gestão e Coordenação pelo CEPAM.

Gilvânia Plácido Braule , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do quadro permanente do INC-UFAM. Mestre em Educação (UFRGS). Doutoranda em Educação na Amazônia (UFOPA). Membro dos grupos de pesquisa PRAXIS - UFOPA e LAPESAM - UFAM.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), com estágio junto a Cátedra Vigostky da Universidade de Havana/Cuba. Doutora em Educação pela Universidad Rovira i Virgili, Espanha (título revalidado pela FE/USP).  Líder do grupo de pesquisa PRAXIS/UFOPA.

Downloads