A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS – BIOLOGIA E QUÍM

Autores

  • Rúbia Darivanda da Silva Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará – UFPA

Resumo

Neste artigo, relatamos e discutimos experiência vivenciada durante o desenvolvimento da disciplina Prática de Ensino de Ciências II, junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de Humaitá. Na disciplina, enfatizamos o conteúdo programático referente aos Temas Transversais, os quais foram desenvolvidos sob a forma de projetos de extensão em escolas públicas do município, promovendo, assim, a parceria entre Universidade e Escola, além de propiciar aos licenciandos a oportunidade inicial de interação com seu futuro campo de atuação profissional. Como resultado, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos na escola continham propostas metodológicas e didáticas de ensino que posteriormente poderão ser desenvolvidas pelos docentes. Além disso, todos os projetos foram finalizados na forma de artigos científicos e estão sendo apresentados em eventos acadêmicos da região. Concluímos que a inserção dos futuros professores na escola foi de fundamental importância para o aprendizado e para a formação inicial dos acadêmicos, que puderam vivenciar e conhecer a realidade no ambiente escolar. Além disso, puderam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e, principalmente, para o seu próprio aprendizado.

Palavras chave: Ensino de Ciências. Temas Transversais. Formação Docente.

Biografia do Autor

Rúbia Darivanda da Silva Costa , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda do Curso em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC/UFMT/UFPA/UEA

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA

Terezinha Valim Oliver Gonçalves , Universidade Federal do Pará – UFPA

 Doutora pelo Curso de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade Federal do Pará – UFPA. Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI

Downloads

Publicado

2021-01-01