ESCOLHA PROFISSIONAL E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Lerkiane Miranda de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM
  • Carmen Tereza Velanga Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Resumo

A decisão por uma profissão não é uma tarefa fácil em decorrência de muitas dúvidas e conflitos pessoais, familiares e sociais. No momento da escolha de uma profissão, são muitos os questionamentos a serem respondidos e avaliados com muita cautela, pois, é uma decisão que, influenciará o projeto de vida do sujeito. Assim, entende-se que, a escolha da profissão é um momento muito importante na vida do ser humano. Este trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado intitulada: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E OS SABERES DOCENTES PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: um estudo com os egressos do curso de Pedagogia da UFAM Campus de Humaitá. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as influências na escolha profissional de professores egressos do Curso de Pedagogia da UFAM, Campus de Humaitá, bem como a percepção dos sujeitos sobre a atuação na docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada na pesquisa foi à qualitativa. Para obtenção dos dados utilizou-se entrevista que foram realizadas com 7 professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Humaitá-AM. A partir dos resultados apresentados, que o processo da escolha profissional é permeado por características sociais, culturais, econômicas e associadas às representações sociais da carreira profissional. A pesquisa sinalizou ainda que, na escolha profissional da maioria das professoras participantes houve influencia familiar, aliados também ao interesse pela educação, bem como, por sempre ter tido contato com a profissão docente.

 

Palavras-chave: Escolha profissional; Professores iniciantes; Desafios da atuação docente.

 

Biografia do Autor

Lerkiane Miranda de Morais , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM-IEAA. Licenciada em História pela UNICESUMAR. Pós-graduação em Psicopedagogia pela UNOPAR e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Amazonas-IFAM-Campus Avançado Manacapuru, Amazonas, Brasil.

Universidade Federal de Rondônia-UNIR/PPGE

Carmen Tereza Velanga, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia, área de EDUCAÇÃO, aposentada. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FE-USP, 2014. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Políticas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, e Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ /Marília).

Universidade Federal de Rondônia-UNIR/PPGE

Downloads

Publicado

2021-01-01