Um Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica em uma Escola Estadual de Porto Velho-RO (Brasil)

Autores

  • Patricia Guedes Nogueira SEDUC RO
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência vivenciado pela professora/preceptora no Programa Residência Pedagógica (RP) em turmas de 1°, 2°, 3° ano do ensino médio uma Escola Estadual, localizada na cidade de Porto Velho – RO. Neste trabalho, serão apresentadas reflexões acerca do trabalho desenvolvido junto aos residentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Os dados coletados referem-se ao período de novembro de 2020 a março de 2022, além disso, será refletido, também, sobre as aulas remotas, ministradas por intermédio de plataformas digitais adotadas pelo estado como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de ensino e aprendizagem diante do avanço da pandemia da COVID-19. Concluímos que a experiência com o programa foi de suma importância tanto para a preceptora que pode revisitar e reavalia sua atuação, quanto para os residentes pois trouxe a possibilidade de amadurecer enquanto futuros profissionais.

 Palavras-chave: Biologia. Formação de professores. Residência Pedagógica.

Biografia do Autor

Patricia Guedes Nogueira, SEDUC RO

Professora de Ciências e Biologia da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC Rondônia), Mestre em Psicologia Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Renato Abreu Lima , UFAM

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Botânica, Ensino de Ciências e Plantas Medicinais. CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

Downloads

Publicado

2024-01-03