ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM USO DAS TIC`S EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA NO COLEGIO BATISTA DE SANTARÉM
Resumo
O artigo objetiva descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado III – Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes não Escolares, do Curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. As atividades foram realizadas durante a prática de estágio supervisionado numa escola privada na cidade de Santarém/Pará. Estas ocorreram no laboratório de Informática da Escola Batista de Santarém, localizada em Santarém/PA, no período 01 de fevereiro à 09 de abril de 2021. No âmbito didático, foi elaborado um plano de trabalho com os professores da escola e também com o corpo pedagógico, para se definir quais seriam as formas de auxiliar e integrar os recursos tecnológicos nas atividades de regência e uso dos espaços disponíveis para as atividades, neste caso o ambiente virtual de aprendizagem, pois estávamos em plena Pandemia da Covid 19. Essa pesquisa descritiva desenvolvida em três etapas, a saber: observação, gerenciamento de laboratório de Informática e regência com as turmas da referida escola, tendo referencial bibliográfico que abordou a utilização das tecnologias digitais aplicadas no Laboratório de Informática afim de desenvolver atividades com o uso dos softwares e ferramentas educacionais, com vistas a potencializar o uso das TICs no processo do ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. TIC’s. Cultura Macker. Laboratório de Informática. Softwares Educacionais.