AS FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS NAS AULAS DE HISTÓRIA NO II CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DO MUNICÍPIO DO SUMBE (ANGOLA)
Resumo
As fontes históricas possuem grandes potencialidades no ensino da História como um recurso didático. Em Angola descortice a construção do saber histórico escolar com a utilização de fontes históricas, tendo como perspectiva que este saber deve oferecer elementos formativos aos alunos a fim de desenvolver habilidades e capacidades necessárias a construção de uma formação histórica. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma metodologia relacionada com a utilização das fontes históricas escrita no processo de Ensino Aprendizagem da História do II ciclo do Ensino Secundário no município do Sumbe. Toma-se como população as quatro escolas no II ciclo do Sumbe e amostra são o Liceu do Sumbe e 14 de abril. A utilização das fontes históricas, em o processo de ensino de história constitui uma das temáticas pertinentes à discussão nas últimas décadas, em relação às diferentes tendências de como conceber seu uso; um relacionado ao uso limitado deles, o que contribui para um ensino tradicional influenciado pela corrente positivista e o outro pela influência da Escola dos Anais, que amplia os horizontes de trabalho com eles e estimula uma formação mais criativa e crítico no ensino da história. A metodologia projetada para usar fontes escritas é estruturada em 5 etapas e concebida como um processo organizado e coerente, que se desenvolve de forma sistémica e orientando o professor para o que fazer e como proceder na direcção do processo de ensino e aprendizagem de História em relação ao uso das fontes escritas.
Palavras Chávez: Processo ensino aprendizagem da história (PEAH), fontes históricas, fontes históricas escritas, II ciclo do ensino secundário.