AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E AS COMUNICAÇÕES NAS AULAS DE HISTÓRIA DO II CICLO DE ENSINO SECUNDÁRIO DO LICEU DO SUMBE (ANGOLA)

Autores

  • José Quiliano Rosales Rivero Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • Milton Chaves de Azevedo Liceu de Sumbe. Cuanza Sul, Angola
  • Elche Horácio Kassoma Fonseca de Almeida Repartição de Educação Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que contribua a o uso das TICs em o processo de ensino de História. Parte do problema de como contribuir para a utilização das novas tecnologias da comunicação e a informática no processo de ensino de História. Visa estudar o uso da tecnologia como importante recurso metodológico em sala de aula, mais atraente e motivadora, com enfoque nas concepções pedagógicas em levantamentos de uma amostra de professores do segundo ciclo do Liceu do Sumbe.  Argumenta-se a utilização das TICs, em o processo de ensino de história constitui uma das temáticas pertinentes nos tempos atuais já que sua utilização estimula uma formação mais criativa e crítico no ensino da história. A discussão e às diferentes tendências nas últimas décadas, e em relação de como conceber seu uso e quais recursos são necessário, fazendo estratégias contextualizadas que permitam seu uso como recurso didático nas aulas de História. A metodologia da utilização das TICs no processo de ensino da disciplina do II ciclo no Liceu do Sumbe e estruturada em cinco fases: diagnóstico, organização, planeamento, execução e controlo, e avaliação é concebida como um processo organizado e coerente, que se desenvolve de forma sistémica. Ela possibilita a orientação do professor e propõe anciões que facilita a utilização de la TICs no Processo de Ensino e Aprendizagem de História em o II ciclo.

 

Palavras-Chave: Ensino - Aprendizagem, Ensino de História, Novas Tecnologias, Alunos - Professor,

Biografia do Autor

José Quiliano Rosales Rivero, Universidade Katyavala Bwila, Angola

Ph.D. Ciências Históricas, Professor Titular Universidade de Granma. Cuba. Presta serviços no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe da Universidade Katyavala Bwila, Angola

Milton Chaves de Azevedo, Liceu de Sumbe. Cuanza Sul, Angola

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Liceu de Sumbe. Cuanza Sul, Angola

Elche Horácio Kassoma Fonseca de Almeida, Repartição de Educação Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Lic. Ciências da Educação na opção História. Repartição de Educação Sumbe, Cuanza Sul, Angola.

Downloads

Publicado

2021-01-01