AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E AS COMUNICAÇÕES NAS AULAS DE HISTÓRIA DO II CICLO DE ENSINO SECUNDÁRIO DO LICEU DO SUMBE (ANGOLA)

著者

  • José Quiliano Rosales Rivero Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • Milton Chaves de Azevedo Liceu de Sumbe. Cuanza Sul, Angola
  • Elche Horácio Kassoma Fonseca de Almeida Repartição de Educação Sumbe, Cuanza Sul, Angola

要旨

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que contribua a o uso das TICs em o processo de ensino de História. Parte do problema de como contribuir para a utilização das novas tecnologias da comunicação e a informática no processo de ensino de História. Visa estudar o uso da tecnologia como importante recurso metodológico em sala de aula, mais atraente e motivadora, com enfoque nas concepções pedagógicas em levantamentos de uma amostra de professores do segundo ciclo do Liceu do Sumbe.  Argumenta-se a utilização das TICs, em o processo de ensino de história constitui uma das temáticas pertinentes nos tempos atuais já que sua utilização estimula uma formação mais criativa e crítico no ensino da história. A discussão e às diferentes tendências nas últimas décadas, e em relação de como conceber seu uso e quais recursos são necessário, fazendo estratégias contextualizadas que permitam seu uso como recurso didático nas aulas de História. A metodologia da utilização das TICs no processo de ensino da disciplina do II ciclo no Liceu do Sumbe e estruturada em cinco fases: diagnóstico, organização, planeamento, execução e controlo, e avaliação é concebida como um processo organizado e coerente, que se desenvolve de forma sistémica. Ela possibilita a orientação do professor e propõe anciões que facilita a utilização de la TICs no Processo de Ensino e Aprendizagem de História em o II ciclo.

 

Palavras-Chave: Ensino - Aprendizagem, Ensino de História, Novas Tecnologias, Alunos - Professor,

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Ph.D. Ciências Históricas, Professor Titular Universidade de Granma. Cuba. Presta serviços no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe da Universidade Katyavala Bwila, Angola

##submission.authorWithAffiliation##

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Liceu de Sumbe. Cuanza Sul, Angola

##submission.authorWithAffiliation##

Lic. Ciências da Educação na opção História. Repartição de Educação Sumbe, Cuanza Sul, Angola.

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01