AS FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS NAS AULAS DE HISTÓRIA NO II CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DO MUNICÍPIO DO SUMBE (ANGOLA)

著者

  • José Quiliano Rosales Rivero Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • Chitumba Teixeira Antônio Chitumba Ministério do interior, do Sumbe. Cuanza Sul, Angola

要旨

As fontes históricas possuem grandes potencialidades no ensino da História como um recurso didático. Em Angola descortice a construção do saber histórico escolar com a utilização de fontes históricas, tendo como perspectiva que este saber deve oferecer elementos formativos aos alunos a fim de desenvolver habilidades e capacidades necessárias a construção de uma formação histórica. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma metodologia relacionada com a utilização das fontes históricas escrita no processo de Ensino Aprendizagem da História do II ciclo do Ensino Secundário no município do Sumbe. Toma-se como população as quatro escolas no II ciclo do Sumbe e amostra são o Liceu do Sumbe e 14 de abril. A utilização das fontes históricas, em o processo de ensino de história constitui uma das temáticas pertinentes à discussão nas últimas décadas, em relação às diferentes tendências de como conceber seu uso; um relacionado ao uso limitado deles, o que contribui para um ensino tradicional influenciado pela corrente positivista e o outro pela influência da Escola dos Anais, que amplia os horizontes de trabalho com eles e estimula uma formação mais criativa e crítico no ensino da história. A metodologia projetada para usar fontes escritas é estruturada em 5 etapas e concebida como um processo organizado e coerente, que se desenvolve de forma sistémica e orientando o professor para o que fazer e como proceder na direcção do processo de ensino e aprendizagem de História em relação ao uso das fontes escritas.

Palavras Chávez: Processo ensino aprendizagem da história (PEAH), fontes históricas, fontes históricas escritas, II ciclo do ensino secundário.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Ph.D. Ciências Históricas, Professor Titular Universidade de Granma. Cuba. Presta serviços no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe da Universidade Katyavala Bwila, Angola

##submission.authorWithAffiliation##

Lic. Ciências da Educação na opção História. Funcionário do Ministério do interior, do Sumbe. Cuanza Sul, Angola

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01