DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA E CONTÍNUA DOS PROFESSORES - EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE LICUNGO

Autores

  • Brígida D’Oliveira Singo

Resumo

A não existência de programas consistentes para a formação contínua de professores em Moçambique constitui o problema para a garantia da qualidade de formação. Neste contexto, a Universidade Licungo projeta um modelo integrado para a formação de professores e dai a sua aliança com o seu parceiro, a Universidades de Londrina que conjuntamente pretendem implementar o projecto para a melhoria da formação de professores. O objectivo é partilhar experiências, onde a Universidade de Londrina apoia na formação de docentes e reforma curricular. A pesquisa justifica-se no facto de se centrar na aprendizagem contínua que levam a vida independente e ajuda a transformar a sociedade. Uma pesquisa qualitativa que se baseia nas informações aferidas na auscultação dos docentes envolvidos. Resultados, a qualidade de formação de professores, afigura-se eficiente no desenvolvimento de competências técnicas e metodológicas. Results, the quality of teacher training, appears efficient in developing technical and methodological skills.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brígida D’Oliveira Singo

Profa. Dra. Universidade Licungo, Faculdade de Ciências Tecnologia.

Referências

BELLO, José Luiz de Paiva. Metodologia científica, disponível em htt//www.pedagogiaemfoco. pro.br. Arquivo consultado em fevereiro de 2018

CASTANHO, Maria E. L. M. Da discussão e do debate nasce a rebeldia. In: VEIGA, Ilma, P. A . (org.). Técnicas de ensino: Porque não? 2ª ed. Campinas: Papirus, 1993.

ETP. Plano Estratégico do Ensino Técnico-Profissional em Moçambique, 1992.

FARIAs, IMS et al. Didática e Docência - aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2011.

FELDER, R., & BRENT, R. Cooperative Learning in Technical Courses: Procedures, Pitfalls, and Payoffs. Raleigh: North Carolina State University, Dept. Chemical Engineering, 1994.

GIDDENS, Antony. As conseqüências da modernidade. Trad. Raul Fixer. São Paulo: UNESP GILL, A. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 3ª edição, Atlas, São Paulo, 1991.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto alegre: Art Med. 1998.

JUNG, C. G. O Eu e o Inconsciente. Editora Vozes, 17ª edição, Rio de Janeiro, 2003

LEITE. Denise B. C. A aprendizagem do estudante universitário. In: LEITE, Denise B. C.; MOROSINI, Marília. Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997.

MINED. Plano Estratégico de Educação e Cultura, 2006-2010/11: Fazer da escola um polo de desenvolvimento consolidando a Moçambicanidade, 2006.

NICOLESCU, Barsarab. O manifesto da Transdiciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999

SILVA, Edna L. & MENEZES, Ester M. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis, 2005.

https://www.google.com/url ou saraivaeducacao.com.br

https://www.fazeducacao.com.br

https://www.portaldaindustria.com.br

Downloads

Publicado

2023-07-31