DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA E CONTÍNUA DOS PROFESSORES - EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE LICUNGO
要旨
A não existência de programas consistentes para a formação contínua de professores em Moçambique constitui o problema para a garantia da qualidade de formação. Neste contexto, a Universidade Licungo projeta um modelo integrado para a formação de professores e dai a sua aliança com o seu parceiro, a Universidades de Londrina que conjuntamente pretendem implementar o projecto para a melhoria da formação de professores. O objectivo é partilhar experiências, onde a Universidade de Londrina apoia na formação de docentes e reforma curricular. A pesquisa justifica-se no facto de se centrar na aprendizagem contínua que levam a vida independente e ajuda a transformar a sociedade. Uma pesquisa qualitativa que se baseia nas informações aferidas na auscultação dos docentes envolvidos. Resultados, a qualidade de formação de professores, afigura-se eficiente no desenvolvimento de competências técnicas e metodológicas. Results, the quality of teacher training, appears efficient in developing technical and methodological skills.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.citations##
BELLO, José Luiz de Paiva. Metodologia científica, disponível em htt//www.pedagogiaemfoco. pro.br. Arquivo consultado em fevereiro de 2018
CASTANHO, Maria E. L. M. Da discussão e do debate nasce a rebeldia. In: VEIGA, Ilma, P. A . (org.). Técnicas de ensino: Porque não? 2ª ed. Campinas: Papirus, 1993.
ETP. Plano Estratégico do Ensino Técnico-Profissional em Moçambique, 1992.
FARIAs, IMS et al. Didática e Docência - aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2011.
FELDER, R., & BRENT, R. Cooperative Learning in Technical Courses: Procedures, Pitfalls, and Payoffs. Raleigh: North Carolina State University, Dept. Chemical Engineering, 1994.
GIDDENS, Antony. As conseqüências da modernidade. Trad. Raul Fixer. São Paulo: UNESP GILL, A. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 3ª edição, Atlas, São Paulo, 1991.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto alegre: Art Med. 1998.
JUNG, C. G. O Eu e o Inconsciente. Editora Vozes, 17ª edição, Rio de Janeiro, 2003
LEITE. Denise B. C. A aprendizagem do estudante universitário. In: LEITE, Denise B. C.; MOROSINI, Marília. Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997.
MINED. Plano Estratégico de Educação e Cultura, 2006-2010/11: Fazer da escola um polo de desenvolvimento consolidando a Moçambicanidade, 2006.
NICOLESCU, Barsarab. O manifesto da Transdiciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999
SILVA, Edna L. & MENEZES, Ester M. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis, 2005.
https://www.google.com/url ou saraivaeducacao.com.br