PROMOVENDO A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA ATRAVÉS DE LIVROS EDUCATIVOS BILÍNGUES (PORTUGUÊS E TUPI-KAGWAHIVA)
要旨
No Norte do Brasil, os estudantes mais jovens demonstram maior interesse por biodiversidade e sua conservação em comparação com outras regiões do país, especialmente em relação aos animais e plantas locais. No entanto, os materiais educacionais distribuídos nas escolas brasileiras não abordam adequadamente esses temas. Além disso, tais materiais são restritos à língua portuguesa, mesmo a região tendo a presença de várias etnias indígenas com dialetos distintos. Para preencher essa lacuna e engajar os estudantes na conservação da biodiversidade, foram publicados seis livros sobre o assunto em duas línguas: Português e língua indígena Tupi-Kagwahiva. Ambos são destinados às escolas públicas e indígenas. Os livros ilustram as principais cobras venenosas, sapos e peixes de igarapés da região de Humaitá-AM, e foram escritos para ter como público-alvo os estudantes da rede pública de ensino. A inclusão de materiais educacionais em línguas indígenas é parte de uma inciativa que busca uma educação mais inclusiva na sociedade, além de ser importante devido ao papel fundamental que as terras indígenas possuem para a proteção da biodiversidade. Para promover mudanças no sistema educacional e torná-lo mais inclusivo, será essencial a colaboração entre cientistas, educadores e comunidades indígenas. Com isso, esperamos que os estudantes tenham acesso a materiais que reflitam sua realidade cultural e linguística, e fortaleça ainda mais sua identidade e ações de conservação da Amazônia.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.citations##
Albert, J. S., Carnaval, A. C., Flantua, S. G. A., Lohmann, L. G., Ribas, C. C., Riff, D., Carrillo, J. D., Fan, Y., Figueiredo, J. J. P., Guayasamin, J. M., Hoorn, C., de Melo, G. H., Nascimento, N., Quesada, C. A., Ulloa Ulloa, C., Val, P., Arieira, J., Encalada, A. C., & Nobre, C. A. (2023). Human impacts outpace natural processes in the Amazon. Science, 379 (6630). https://doi.org/10.1126/science.abo5003
Crisostomo, A. C., Alencar, A., Mesquita, I., Castro, I., Martha, S., Dourado, F., Moutinho, P., Constantino, P., & Piontekowski, V. (2015). Terras Indígenas na Amazônia Brasileira: reservas de carbono e barreiras ao desmatamento. http://bit.ly/IPAM_REDD_no_Brasil.
Escobar, H. (2020). Deforestation in the Brazilian Amazon is still rising sharply. Science, 369(6504), 613–613. https://doi.org/10.1126/science.369.6504.613
Estrada, A., Garber, P. A., Gouveia, S., Fernández-Llamazares, Á., Ascensão, F., Fuentes, A., Garnett, S. T., Shaffer, C., Bicca-Marques, J., Fa, J. E., Hockings, K., Shanee, S., Johnson, S., Shepard, G. H., Shanee, N., Golden, C. D., Cárdenas-Navarrete, A., Levey, D. R., Boonratana, R., … Volampeno, S. (2022). Global importance of Indigenous Peoples, their lands, and knowledge systems for saving the world’s primates from extinction. Science Advances, 8(32), 29. https://doi.org/10.1126/sciadv.abn2927
Fraga, R., Lima, A. P., Santorelli, S., Fernandes, I. Y., Masseli, G., Anjos, M. R., & Magnusson, W. E. (2021). Cobras venenosas e espécies semelhantes na região de Humaitá.
Fraga, R., Lima, A., Santorelli, S., Fernandes, I., Masseli, G., Anjos, M., & Magnusson, W. (2023). Moia Humaitá Kavyra Porá - Cobras venenosas e espécies semelhantes na região de Humaitá (Tradução em Tupi-Kagwahiva).
Franzolin, F., Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2020). Amazon conservation and students’ interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. Science Advances, 6(35). https://doi.org/10.1126/sciadv.abb0110
Gonçalves-Souza, D., Vilela, B., Phalan, B., & Dobrovolski, R. (2021). The role of protected areas in maintaining natural vegetation in Brazil. Science Advances, 7(38), 2932–2949. https://doi.org/10.1126/sciadv.abh2932
Lapola, D. M., Pinho, P., Barlow, J., Aragão, L. E. O. C., Berenguer, E., Carmenta, R., Liddy, H. M., Seixas, H., Silva, C. V. J., Silva-Junior, C. H. L., Alencar, A. A. C., Anderson, L. O., Armenteras, D., Brovkin, V., Calders, K., Chambers, J., Chini, L., Costa, M. H., Faria, B. L., … Walker, W. S. (2023). The drivers and impacts of Amazon forest degradation. Science, 379(6630). https://doi.org/10.1126/science.abp8622
Lima, A., Ferrão, M., Dayrell, J., Fraga, R., Santorelli, S., Magnusson, W., Anjos, M., & Ferreira, A. (2023). Kurua Humaitá Kavyra Porá - Sapos da Região de Humaitá: Uma introdução à diversidade de sapos para estudantes e ecoturistas (Tradução em Tupi-Kagwahiva) (Vol. 1).
Lima, A., Ferrão, M., Dayrell, J., Fraga, R., Santorelli, S., Magnusson, W. E., Anjos, M. R., & Ferreira, A. (2021). Sapos da região de Humaitá: Uma introdução à diversidade de sapos para estudantes e ecoturistas.
Mataveli, G., & Oliveira, G. (2022). Protect the Amazon´s Indigeneous lands. In Science (Vol. 375, Issue 6578, p. 275). American Association for the Advancement of Science. https://doi.org/10.1126/science.abn5705
Stegmann, L., Zuanon, J., Santorelli, S., Magnusson, W., Lourenço, I., Bastos, D., Mendonça, F., & Anjos, M. (2023). Pirae Yae Rekwarupiva’ea - Guia ilustrado dos peixes de igarapés da BR-319: Uma introdução à biodiversidade (Tradução em Tupi-Kagwahiva).
Stegmann, Lis, Jansen Zuanon, Sergio Santorelli, William Magnusson, Igor Lourenço, Douglas Bastos, Fernando Mendonça, and Marcelo Anjos. 2021. Guia Ilustrado Dos Peixes de Igarapés Da BR-319: Uma Introdução à Biodiversidade.