PROMOVENDO A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA ATRAVÉS DE LIVROS EDUCATIVOS BILÍNGUES (PORTUGUÊS E TUPI-KAGWAHIVA)
Resumen
No Norte do Brasil, os estudantes mais jovens demonstram maior interesse por biodiversidade e sua conservação em comparação com outras regiões do país, especialmente em relação aos animais e plantas locais. No entanto, os materiais educacionais distribuídos nas escolas brasileiras não abordam adequadamente esses temas. Além disso, tais materiais são restritos à língua portuguesa, mesmo a região tendo a presença de várias etnias indígenas com dialetos distintos. Para preencher essa lacuna e engajar os estudantes na conservação da biodiversidade, foram publicados seis livros sobre o assunto em duas línguas: Português e língua indígena Tupi-Kagwahiva. Ambos são destinados às escolas públicas e indígenas. Os livros ilustram as principais cobras venenosas, sapos e peixes de igarapés da região de Humaitá-AM, e foram escritos para ter como público-alvo os estudantes da rede pública de ensino. A inclusão de materiais educacionais em línguas indígenas é parte de uma inciativa que busca uma educação mais inclusiva na sociedade, além de ser importante devido ao papel fundamental que as terras indígenas possuem para a proteção da biodiversidade. Para promover mudanças no sistema educacional e torná-lo mais inclusivo, será essencial a colaboração entre cientistas, educadores e comunidades indígenas. Com isso, esperamos que os estudantes tenham acesso a materiais que reflitam sua realidade cultural e linguística, e fortaleça ainda mais sua identidade e ações de conservação da Amazônia.
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Citas
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