Indicadores de Estratégias de Resolução de Problemas em Práticas Experimentais de Física

Autores/as

Resumen

A elaboração de um modelo preditivo, que anteveja as possíveis estratégias utilizadas pelos estudantes, pode prever não só o comportamento como também o desempenho destes. O conhecimento de um modelo preditivo pode potencializar as intervenções aplicadas pelos professores no contexto educacional. Neste artigo, elencamos quais os possíveis fatores que influenciam as estratégias utilizadas pelos estudantes ao resolverem atividades de natureza tradicional e investigativa em dois ambientes de ensino distintos: material e virtual. Analisamos as habilidades mobilizadas por 237 estudantes, que participaram das intervenções e forneceram respostas à/ao tarefa/desafio proposto. Esta pesquisa é de abordagem quali-quanti. Conduzimos uma análise exploratória cujo objetivo foi identificar possíveis indicadores a partir dos dados dos sujeitos. Dessa maneira, avaliamos três possíveis indicadores amostrais – gênero, curso e instituição –, procurando indícios de sua influência a partir das diferenças da frequência de habilidades específicas, mobilizadas em cada ambiente e em cada abordagem.


Palavras-chave: Estratégias; Indicadores; Tarefas; Desafio.

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Biografía del autor/a

Silvia Carla Cerqueira Porto, Instituto Federal de Educação da Bahia, Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Instituto Federal da Bahia.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Geais (UFMG). Professora Associada do Instituto de Física da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da UFBA/UEFS, uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

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Publicado

2024-08-12