Analisando o entendimento de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre circuitos e corrente elétrica: um estudo exploratório

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Resumo

Este artigo busca mapear o entendimento dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre corrente e circuitos elétricos. Elaboramos um instrumento baseado na inclusão de itens previamente validados na literatura, bem como na construção/adaptação de novos itens necessários para acessar conhecimentos que não são contemplados pelos testes existentes. A pesquisa exploratória foi conduzida com 205 estudantes e buscou identificar a configuração do entendimento deles, propondo indicativos para aprofundamento na discussão sobre o papel da escolarização para a aprendizagem desse conteúdo. A análise dos dados, realizada por meio dos escores normalizados, concentra-se em uma abordagem exploratória, visando identificar padrões e tendências correspondentes ao entendimento. Este estudo contribui, do ponto de vista metodológico de pesquisa, para elencar possíveis preditores de aprendizagem para investigar a aprendizagem desse conteúdo. Além disso, traz contribuições para uma compreensão dos desafios enfrentados pelos estudantes nesse domínio e oferece insights para aprimorar a abordagem pedagógica desses conceitos no ambiente educacional.


Palavras-chave: Eletricidade; Análise Exploratória; Ensino de Física.

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Biografia do Autor

Ericarla de Jesus Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e licenciada em Física pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa em Neurociências, Ensino de Física, Metodologias Ativas e Jogos Didáticos.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Professora do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Departamento de Física do Estado Sólido e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC). Licenciada em Física, Especialista em Ensino de Ciências, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou Pós-Doutorado em Neurociência na Universidade de Granada, Espanha, onde desenvolveu pesquisa sobre memória de trabalho e Carga Cognitiva.

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Publicado

2024-08-12