Analisando o entendimento de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre circuitos e corrente elétrica: um estudo exploratório
Resumo
Este artigo busca mapear o entendimento dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre corrente e circuitos elétricos. Elaboramos um instrumento baseado na inclusão de itens previamente validados na literatura, bem como na construção/adaptação de novos itens necessários para acessar conhecimentos que não são contemplados pelos testes existentes. A pesquisa exploratória foi conduzida com 205 estudantes e buscou identificar a configuração do entendimento deles, propondo indicativos para aprofundamento na discussão sobre o papel da escolarização para a aprendizagem desse conteúdo. A análise dos dados, realizada por meio dos escores normalizados, concentra-se em uma abordagem exploratória, visando identificar padrões e tendências correspondentes ao entendimento. Este estudo contribui, do ponto de vista metodológico de pesquisa, para elencar possíveis preditores de aprendizagem para investigar a aprendizagem desse conteúdo. Além disso, traz contribuições para uma compreensão dos desafios enfrentados pelos estudantes nesse domínio e oferece insights para aprimorar a abordagem pedagógica desses conceitos no ambiente educacional.
Palavras-chave: Eletricidade; Análise Exploratória; Ensino de Física.
Downloads
Referências
AMANTES, A. Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes. 2009. 275f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG/FaE, 2009.
BIGGS, J.; COLLIS, K. Evaluating the quality of learning: the SOLO Taxonomy. New York: Academic Press, 1982. v. 296.
COELHO, G. R. A evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade: um estudo longitudinal. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG/FaE, 2011.
COELHO, G. R.; AMANTES, A. A influência do engajamento sobre a evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 48-72, 2014. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_1_4_ex719.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.
DORNELES, P. F. T.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: Parte I - circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física, p. 487-496, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172006000400011.
FISCHER, K. W. A theory of cognitive development: the control and construction of hierarchies of skills. Psychological Review, v. 87, p. 477-531, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.87.6.477.
IVANJEK, L.; MORRIS, L.; SCHUBATZKY, T.; HOPF, M.; BURDE, J. P.; HAAGEN-SCHÜTZENHÖFER, C.; DOPATKA, L.; SPATZ, V.; WILHELM, T. Development of a two-tier instrument on simple electric circuits. Physical Review Physics Education Research, v. 17, n. 2, p. 020123, 2021. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.17.020123.
MACÊDO, J. A. de; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. de. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 562-613, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p562.
MARINHO, E. C. P.; RODRIGUEZ, E. A. Aprendizagem no Ensino de Eletricidade desenvolvida por uma proposta de Educação por Projetos. Ens. Tecnol. R., n. 1, p. 21-35, 2020. DOI: 10.3895/etr.v4n1.8073.
MELO, V. F.; AMANTES, A.; VIEIRA, R. D. Construção de uma taxonomia sobre o entendimento do conceito científico de densidade baseada na noção de perfil epistemológico. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21647.
MILLAR, R.; KING, T. Students’ understanding of voltage in simple series electric circuits. International Journal of Science Education, n. 4, p. 339-349, 1993. ISBN 9781410603784.
OLIVEIRA, S. de; PEREIRA, F. P. Z. Ensino de eletricidade básica utilizando a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade: um relato de experimento. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343399190_Ensino_de_eletricidade_basica_utilizando_a_abordagem_Ciencia_Tecnologia_e_Sociedade_um_relato_de_experimento. Acesso em: 17 maio 2024.
PERKINS, D. Teaching for Understanding. The Professional Journal of the American Federation of Teachers, v. 17, n. 3, p. 8-28, 1993.
REGEBE, F.; AMANTES, A. Habilidades X Entendimento de Conceitos Abstratos relacionados ao raciocínio lógico: uma análise exploratória. In: BARBOSA, F. C. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. v. III. 1. ed. Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre, 2020. p. 122-133.
SILVEIRA, F. L.; MOREIRA, M. A.; AXT, R. Validação de um teste para verificar se o aluno possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 41, n. 11, p. 1129-1133, nov. 1989. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/327238409_Validacao_de_um_teste_para_verificar_se_o_aluno_possui_concepcoes_cientificas_sobre_corrente_eletrica_em_circuito_simples. Acesso em: 17 maio 2024.
SILVEIRA, F. L. Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Física no ensino médio: falhas e soluções. Porto Alegre: Edipucrs, p. 61-67, 2011. Disponível em: https://if.ufrgs.br/~lang/Textos/Corrente_eletrica.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.