Correlações entre fatores preditivos de estudantes de ensino médio de Salvador-Bahia: limites e possibilidades predeterminados

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar relações entre fatores gerais que caracterizam o perfil de estudantes do Ensino Médio de escolas de Salvador no estado da Bahia. Tais fatores, considerados em muitos estudos como preditivos, referem- se às características que podem ser empregadas, por meio de estudos estatísticos, para predizer as probabilidades de sucesso diante de algumas situações, como por exemplo, em testes acadêmicos. Participaram da pesquisa 374 alunos do ensino médio: 150 meninos, 213 meninas e 10 de outros gêneros, de 8 escolas públicas estaduais e 3 particulares. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário baseado em indicadores do ENEM com 20 questões, que, posteriormente foram agrupadas em 4 categorias: características individuais, contextuais, socioeconômicas e de capital cultural familiar. A análise foi conduzida no software SPSS, utilizando Testes Qui-quadrado ou Fisher. Os resultados revelaram correlações significativas entre a renda mensal familiar e o tipo de escola, com estudantes de colégios particulares apresentando maiores rendas; relação entre o gênero e as reprovações, indicando que meninos tendem a reprovar mais que meninas; e, associação entre o tipo de escola e a escolarização da mãe, evidenciando que alunos de escolas estaduais tendem a ter mães com menor escolarização. Esses resultados sugerem a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e direcionadas, visando reduzir as desigualdades e promover a equidade no sistema educacional.


Palavras-chave: Análises estatísticas; Políticas públicas educacionais; Educação pública de qualidade.

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Biografia do Autor

Diego Mendes Carvalho da Silva , Universidade Federal da Bahia

Graduando em licenciatura em Química Universidade Federal da Bahia-UFBA e participante Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

Viviane Florentino de Melo , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), mestre em Educação (UFF), licenciada em Química. Professora adjunta do departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

Amanda Amantes , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Geais (UFMG). Professora Associada do Instituto de Física da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da UFBA/UEFS, uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

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Publicado

2024-08-12

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