Correlações entre fatores preditivos de estudantes de ensino médio de Salvador-Bahia: limites e possibilidades predeterminados
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar relações entre fatores gerais que caracterizam o perfil de estudantes do Ensino Médio de escolas de Salvador no estado da Bahia. Tais fatores, considerados em muitos estudos como preditivos, referem- se às características que podem ser empregadas, por meio de estudos estatísticos, para predizer as probabilidades de sucesso diante de algumas situações, como por exemplo, em testes acadêmicos. Participaram da pesquisa 374 alunos do ensino médio: 150 meninos, 213 meninas e 10 de outros gêneros, de 8 escolas públicas estaduais e 3 particulares. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário baseado em indicadores do ENEM com 20 questões, que, posteriormente foram agrupadas em 4 categorias: características individuais, contextuais, socioeconômicas e de capital cultural familiar. A análise foi conduzida no software SPSS, utilizando Testes Qui-quadrado ou Fisher. Os resultados revelaram correlações significativas entre a renda mensal familiar e o tipo de escola, com estudantes de colégios particulares apresentando maiores rendas; relação entre o gênero e as reprovações, indicando que meninos tendem a reprovar mais que meninas; e, associação entre o tipo de escola e a escolarização da mãe, evidenciando que alunos de escolas estaduais tendem a ter mães com menor escolarização. Esses resultados sugerem a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e direcionadas, visando reduzir as desigualdades e promover a equidade no sistema educacional.
Palavras-chave: Análises estatísticas; Políticas públicas educacionais; Educação pública de qualidade.
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