Uma abordagem didática baseada no pensar, sentir e fazer para elaboração de modelos científicos
Resumo
Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como “O objeto na Caixa”. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico para de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A sequência foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos, tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, quando realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Como resultado apontamos o potencial da atividade para desmistificar concepções errôneas sobre a ciência. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino a fim de possibilitar a construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.
Palavras-chave: Natureza da ciência; Procedimentos científicos; Modelo científico.
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