Uma abordagem didática baseada no pensar, sentir e fazer para elaboração de modelos científicos

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Resumo

Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como “O objeto na Caixa”. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico para de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A sequência foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos, tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, quando realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Como resultado apontamos o potencial da atividade para desmistificar concepções errôneas sobre a ciência. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino a fim de possibilitar a construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.


Palavras-chave: Natureza da ciência; Procedimentos científicos; Modelo científico.

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Biografia do Autor

Lúcia Marques , Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Instituto de Educação pela Universidade de Lisboa, mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia, Bachelarel em Química. Professora adjunta IV do departamento de Química geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Integrante do núcleo de pesquisa em Ensino de Química (NUPEQ).

Viviane Florentino de Melo , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), mestre em Educação (UFF), licenciada em Química. Professora adjunta do departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

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Publicado

2024-08-12