Uma abordagem didática baseada no pensar, sentir e fazer para elaboração de modelos científicos

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要旨

Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como “O objeto na Caixa”. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico para de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A sequência foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos, tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, quando realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Como resultado apontamos o potencial da atividade para desmistificar concepções errôneas sobre a ciência. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino a fim de possibilitar a construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.


Palavras-chave: Natureza da ciência; Procedimentos científicos; Modelo científico.

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Doutoranda no Instituto de Educação pela Universidade de Lisboa, mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia, Bachelarel em Química. Professora adjunta IV do departamento de Química geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Integrante do núcleo de pesquisa em Ensino de Química (NUPEQ).

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Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), mestre em Educação (UFF), licenciada em Química. Professora adjunta do departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

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出版済

2024-08-12