A criança e a infância do Campo: as culturas infantis no contexto campesino
Resumen
Este texto surge a partir da necessidade de contribuir com os estudos voltados para as culturas infantis das crianças do Campo, dado que são poucas as produções que abordam essa temática. O objetivo geral é evidenciar como as culturas infantis são constituídas nos espaços campesinos. O estudo consolida-se a partir das produções já publicadas e que tratam acerca desse tema, logo, configura-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Além dos artigos científicos oriundos do banco de dados do Google Acadêmico, foram consultados livros que serviram de aporte teórico para esta investigação. Foram examinadas leis, resoluções, normativas e diretrizes que tratam da oferta da Educação Infantil no Campo brasileiro. Como resultado, concluiu-se que, além das interações com o meio, com os adultos e com outras crianças, a brincadeira é considerada o principal artefato na construção das culturas infantis, desenvolvendo-se tanto no seio familiar, nos espaços da comunidade, quanto no meio escolar. Embora seja garantida uma educação que efetive as culturas infantis do Campo, percebe-se que há muito o que aprimorar na educação ofertada para que essa cultura possa se efetivar também no espaço escolar.
Palavras-chave: Criança; Infância; Cultura; Campo; Educação Infantil.
Descargas
Citas
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BRANDÃO, Priscilla Pantoja do Nascimento. Saberes culturais ribeirinhos: o brincar e a cultura infantil a partir das narrativas dos moradores da comunidade de Arraiol – Arquipélago do Bailique/AP. Orientadora: Ângela do Céu Ubaiara Brito. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: https://www2.unifap.br/ppged/files/2019/10/dissertac%CC%A7a%CC%83o-final_priscillabrandao.pdf. Acesso em: 14 dez. de 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: dez. 2023.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: dez. 2023.
BRASIL. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: dez. 2023.
BRASIL. Portaria n.º 1.570, de 20 de dezembro de 2017. Fica homologado o Parecer CNE/CP nº 15/2017, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, aprovado na Sessão Pública de 15 de dezembro de 2017, que, junto ao Projeto de Resolução a ele anexo, instituem e orientam a implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, explicitando os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a ser observada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/PORTARIA1570DE22DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: dez. 2023.
BROSTOLIN, Marta Regina; CARVALHO, Janaina Nogueira Maia. Culturas infantis de crianças pantaneiras em contexto escolar: o protagonismo como elemento de desenvolvimento da cultura local. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 1, p. 343-356, jan./mar. 2023. Disponível em: https://www.interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/3774. Acesso em: set. 2023.
CARVALHO, Levindo Diniz; SILVA, Rogério Correia da. Infâncias no campo: brinquedo, brincadeira e cultura. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, jan./abr. 2018.Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo. Acesso em: set. 2023.
CONDE, Soraya Franzoni. O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 2, n. 2, p. 51-61, jul./dez.2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v2i2.96. Acesso em: ago. 2023.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa. Revisão técnica de Dirceu da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOBBI, Marcia Aparecida; GALIAN, Claudia Valentina Assumpção; CIARDELLA, Thais Monteiro. Currículo e infância: o olhar das crianças, desde bebês, para a educação infantil e além. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/51d199ee-eccf-4e6d-9b97-471c6429a8cd. Acesso em: ago. 2023.
MENEZES, Cláudia Celeste Lima Costa. A infância e a educação infantil no campo: como anda o diálogo? Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, Teresina, v. 1, n. 3, p. 143-165, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2425. Acesso em: set. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: https://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso em: dez. 2023.
NOGUEIRA, Maria Leite et al. Educação do campo: políticas e práticas. Organização de Eulina Maria Leite Nogueira, Zilda Gláucia Elias Franco e Aldair Oliveira de Andrade. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2022.
PASUCH, Jaqueline; MORAES, Eulene Vieira. Retratos sociológicos das infâncias do campo. In: SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves (org.). Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2.ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, A. B. (coord.). Crianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/79714. Acesso em: ago. 2023.
SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline. Orientações curriculares para a Educação Infantil do Campo. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais... Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6675-orientacoescurriculares&Itemid=30192. Acesso em: 14 dez. 2023.
SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline; SILVA, Juliana Bezzon da. Educação infantil do campo. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Carmem Virgínia Moraes da; SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes.
As crianças do campo e suas vivências: o que mostram suas brincadeiras e brinquedos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, p. 361-376, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cK8CwMmXQ4qCKvn3BnqyDHq/?lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2023.
SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves (org.). Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SILVA, Juliana Bezzon da. Crianças assentadas e educação infantil no/do campo: contextos e significações. Ribeirão Preto. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13032013-090524/pt-br.php. Acesso em set. 2023. Acesso em: 14 dez. 2023.
SOUZA, Yone Alves de. As culturas da infância no espaço escolar campesino. Revista Velho Chico, Bom Jesus da Lapa (BA), v. 1, n. 1, p. 144-157, abr. 2021. Disponível em: http://tvc.lapa.ifbaiano.edu.br/ojs/index.php/rvc/article/view/17/10. Acesso em: dez. de 2023.
STEARNS, Peter N. A infância. Tradução Mirna Pinnsky. São Paulo: Contexto, 2006. (Coleção História mundial.)