Creche no município de Humaitá – Amazonas: tempos e espaços pedagógicos

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a organização do trabalho pedagógico realizado em turmas da Educação Infantil: creche, em território urbano do município de Humaitá – AM. A análise considera as orientações destinadas a essa etapa da educação e ao contexto amazônico. A metodologia é qualitativa, trata-se de um estudo de caso, com pesquisa documental e de campo. Compreende-se que a organização do trabalho pedagógico precisa ser (re)pensado conforme as necessidades e vivências das crianças. Um espaço pensado e organizado com fins pedagógicos, proporcionando a compreensão da criança sobre si própria e o ambiente onde se encontra inserida.

 Palavras-chave: Educação Infantil; Creche; Políticas Públicas; Currículo.

Biografia do Autor

Milena Azevedo de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, do município de Humaitá - AM. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil - GPEDIN. Desenvolveu Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC nos anos de 2022-2023.

Zilda Glaucia Elias Franco , Universidade Federal do Amazonas

 Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil – GPEDIN.

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Publicado

2023-07-31