Creche no município de Humaitá – Amazonas: tempos e espaços pedagógicos
要旨
O presente estudo tem como objetivo analisar a organização do trabalho pedagógico realizado em turmas da Educação Infantil: creche, em território urbano do município de Humaitá – AM. A análise considera as orientações destinadas a essa etapa da educação e ao contexto amazônico. A metodologia é qualitativa, trata-se de um estudo de caso, com pesquisa documental e de campo. Compreende-se que a organização do trabalho pedagógico precisa ser (re)pensado conforme as necessidades e vivências das crianças. Um espaço pensado e organizado com fins pedagógicos, proporcionando a compreensão da criança sobre si própria e o ambiente onde se encontra inserida.
Palavras-chave: Educação Infantil; Creche; Políticas Públicas; Currículo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.citations##
ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2012.
AMAZONAS. Referencial Curricular Amazonense-Educação Infantil. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vXiNGFZD7cN5AuPzAKjVQpcYGPQuca7b/view. Acesso em: 15 ago. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BRASIL, 1988. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://Legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=579494&id=16434803&idBinario=16434817. Acesso em: 24 maio. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 3 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/direitosfundamentais.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm. Acesso em: 28 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Emenda Constitucional n.º 59, de 11 de novembro de 2009. 2009b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm#:~:text=EMENDA%20CONSTITUCIONAL%20N%C2%BA%2059%2C%20DE%2011%20DE%20NOVEMBRO%20DE%202009&text=208%2C%20de%20forma%20a%20prever,e%20ao%20caput%20do%20art. Acesso em: 28 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009c. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN52009.pdf?query=FAM%C3%8DLIA. Acesso em: 28 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC; Consed; Undime, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 3 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf. Acesso em: 3 jan. 2019.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Organização do espaço e do tempo na Escola Infantil. In: CRAIDY, Carmen Maria (org.); KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (org.). Educação Infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 67-79.
FOCHI, Paulo Sergio. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 25, Dossiê, p. 52-72, 2020. Disponível em: https://philpapers.org/rec/FOCCCE. Acesso em: 9 set. 2023.
GOBBI, Marcia Aparecida. Entreatos: precisamos de BNCC ou seria melhor contar com a Base?. Debates em Educação, v. 8, n. 16, p. 118, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2401. Acesso em: 9 set. 2023.
HUMAITÁ. Projeto Político Pedagógico. Creche Municipal de Tempo Integral Profa. Jonecy Alves de Farias, 2022.
HUMAITÁ. Proposta Curricular Pedagógica da Educação Infantil – PCP. 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua – Educação 2022. 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102002_informativo.pdf. Acesso em: 8 set. 2023.
LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DOMINICO Eliana; MARTINS, Lilian. Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 23, n. 1, p. 137-153, jan./abr. 2018. DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.8. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v23n1/2178-4612-conjectura-23-01-137.pdf. Acesso em: 24 de set. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa D. Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino.)
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. In: BAROUKH, Josca Ailine (coord.); ALVES, Maria Cristina Carapeto Lavrador (org.). São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção InterAções.)
PEREIRA, Soeli Terezinha; IGLESIA, Yara Rodrigues de La. A política curricular da Educação Infantil: uma análise crítica. REUNINA: Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, v. 3, n. 02, 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.