BULLYING NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE A INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL (2024-2025).

Autores

  • Igor Câmara Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas.
  • Iolete Ribeiro Da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Neuton Alves De Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Flávio Humberto Pascarelli Lopes Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Bullying, Ensino Superior, Estudantes, Instituições Acadêmicas, Legislação

Resumo

O presente artigo trata de um tema extremamente relevante que de forma interdisciplinar relaciona a segurança pública, cidadania e direitos humanos com a área da educação com o objetivo de analisar o fenômeno bullying no contexto do ensino superior e como as instituições acadêmicas podem tratar sobre o problema que deve ser de interesse de toda a sociedade. A metodologia empregada, sem enveredou pelo manejo do método da dialética combinando com a teoria da meta-epistemologia de contextos, que nos possibilita a trilhar pela abordagem qualitativa, quantitativa e mista. Os resultados apontam que o bullying precisa ser tratado no âmbito acadêmico como crime e que as instituições de ensino superior devem promover políticas educacionais que possam estimular a conscientização dos estudantes para evitem praticar o bullying no espaço acadêmico, considerando os direitos humanos e dignidade da pessoa humana. Esperamos provocar reflexões críticas e reflexivas sobre o tema e que outras pesquisas possam ser desenvolvidas sobre a temática.

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Biografia do Autor

Igor Câmara, Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas.

Doutorando em Educação (UFAM), Mestre em Educação (UFAM), Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (UEA), Especialista em Direito Público (UEA), Graduado em Direito (UNIP), Graduado em Relações Intenacionais (UNILASALLE-Canoas), Graduado em Filosofia (UNINTER).

Iolete Ribeiro Da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Neuton Alves De Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Doutor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Flávio Humberto Pascarelli Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1980). Especialista em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2020). Atualmente é Diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Professor no curso de Direito do CIESA e da UFAM; Professor na Pós-Graduação da UFAM, da Estácio de Sá, Tiradentes/SE e na Cândido Mendes do Rio de Janeiro; Professor nos cursos de formação de Juízes da ESMAM. E-mail: fpascarellilopes@icloud.com Orcid: https://orcid.org/0009-0008-9247-0902

País: Brasil.

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2025-12-08

Edição

Seção

SEÇÃO 1 - INTERIORIZAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO E BRASILEIRO

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