BULLYING NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE A INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL (2024-2025).
Palavras-chave:
Bullying, Ensino Superior, Estudantes, Instituições Acadêmicas, LegislaçãoResumo
O presente artigo trata de um tema extremamente relevante que de forma interdisciplinar relaciona a segurança pública, cidadania e direitos humanos com a área da educação com o objetivo de analisar o fenômeno bullying no contexto do ensino superior e como as instituições acadêmicas podem tratar sobre o problema que deve ser de interesse de toda a sociedade. A metodologia empregada, sem enveredou pelo manejo do método da dialética combinando com a teoria da meta-epistemologia de contextos, que nos possibilita a trilhar pela abordagem qualitativa, quantitativa e mista. Os resultados apontam que o bullying precisa ser tratado no âmbito acadêmico como crime e que as instituições de ensino superior devem promover políticas educacionais que possam estimular a conscientização dos estudantes para evitem praticar o bullying no espaço acadêmico, considerando os direitos humanos e dignidade da pessoa humana. Esperamos provocar reflexões críticas e reflexivas sobre o tema e que outras pesquisas possam ser desenvolvidas sobre a temática.
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