A dimensão subjetiva dos processos educativos: contribuições da psicologia sócio-histórica para a apreensão da realidade
Resumo
No presente texto propõe uma reflexão dos contributos de propostas teórico-metodológicas subsidiadas pelo materialismo histórico-dialético bem como seus desdobramentos para a apreensão da realidade enquanto totalidade dos sujeitos. Para isso, realiza-se uma descrição da psicologia sócio-histórica ou histórico-cultural como fundamento para a formação de núcleos de significações enquanto procedimento de análise, a fim de relacionar, de forma coerente, o método ou procedimento e a apreensão da realidade dos sujeitos. Se dá ênfase a subjetividade de grupos específicos – como professores – no sentido de tratamento, nas investigações, a estes enquanto sujeitos e não meros objetos de pesquisa, enfatizando que a constituição do tecido da realidade destes atores se dá por meio da interação de dimensões como a historicidade, aspectos de ordem social, relação entre os pares, afetividade, mediação, linguagem, pensamento. Por fim, discute-se como se dá a dinâmica da formação dos núcleos de significações em suas etapas especificas como a levantamento de pré-indicadores, sistematização de indicadores e sistematização dos núcleos de significação, todos relacionados ao movimento de análise. Dessa forma, considera-se que o presente texto contribua para o debate metodológico, levando em consideração os fundamentos dessa corrente teórica para investigações, análise e interpretação de pesquisas em ensino.
Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético; Dimensões subjetivas; Sujeitos; Núcleos de Significação.
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