A dimensão subjetiva dos processos educativos: contribuições da psicologia sócio-histórica para a apreensão da realidade

Autores

  • João Paulo Montalvão Silva
  • Renato Abreu Lima
  • Josemar Farias da Silva

Resumo

No presente texto propõe uma reflexão dos contributos de propostas teórico-metodológicas subsidiadas pelo materialismo histórico-dialético bem como seus desdobramentos para a apreensão da realidade enquanto totalidade dos sujeitos. Para isso, realiza-se uma descrição da psicologia sócio-histórica ou histórico-cultural como fundamento para a formação de núcleos de significações enquanto procedimento de análise, a fim de relacionar, de forma coerente, o método ou procedimento e a apreensão da realidade dos sujeitos. Se dá ênfase a subjetividade de grupos específicos – como professores – no sentido de tratamento, nas investigações, a estes enquanto sujeitos e não meros objetos de pesquisa, enfatizando que a constituição do tecido da realidade destes atores se dá por meio da interação de dimensões como a historicidade, aspectos de ordem social, relação entre os pares, afetividade, mediação, linguagem, pensamento. Por fim, discute-se como se dá a dinâmica da formação dos núcleos de significações em suas etapas especificas como a levantamento de pré-indicadores, sistematização de indicadores e sistematização dos núcleos de significação, todos relacionados ao movimento de análise. Dessa forma, considera-se que o presente texto contribua para o debate metodológico, levando em consideração os fundamentos dessa corrente teórica para investigações, análise e interpretação de pesquisas em ensino.

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético; Dimensões subjetivas; Sujeitos; Núcleos de Significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, W.M.J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, p. 222-245, jun. 2006.

______. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

AGUIAR, W.M.J.; ARANHA, E.M.G.; SOARES, J.R. Núcleos de significação: Análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, 07305, 2021.

BOURGUIGNON, J. A. O processo de pesquisa e suas implicações teórico-metodológicas e sociais. Emancipação, 6(1), 41-52. 2006.

CURY, C.R.J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez. 1985.

______. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. Cortez. 2000.

ENGELS, F. Dialética da natureza. Rio de Janeiro, RJ: Paz e terra. 1979.

LEONTIEV, A. Atividade, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ciencias Del Hombre. 1978.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MANCEBO, D. Contemporaneidade e efeitos de subjetivação. In: BOCK, A.M.M.

(Org.). Psicologia e o compromisso social. 2. ed. São Paulo: Vozes, 2009. p. 75-92.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-

histórico. São Paulo: Scipione. (Série pensamento e ação no magistério). 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

VYGOTSKY,L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5.ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996.

______. A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes. (Obra original publicada em 1934). 2001.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>