AS AMBIGUIDADES DO ESPAÇO HABITADO: MANAUS NO OITOCENTOS 1845-1900

Autores

  • Bruno Miranda Braga Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Palavras-chave:

Belle Époque, Manaus, Índios, Cidade

Resumo

A proposta deste artigo é discutir e apresentar aspectos relevantes da cidade de Manaus ao fim do século XIX, destacando a população indígena presente no cotidiano citadino. O artigo parte da premissa que na cidade as culturas indígenas estavam em convivência mesmo que resistente com as culturas exteriores, ditas “brancas”. Nesse sentido, tecemos nossa análise a partir do ano de 1850, início de período Imperial Brasileiro, e findamos em seu decurso, que coincide com a Belle Époque manauara, que tentou impor um novo conceito a cidade e seus habitantes. O texto foi divido em duas partes: na primeira apresentamos a cidade no início da segunda parte do oitocentos, período que a cidade fora visitada por naturalistas que a descreveram como predominantemente indígena. Na segunda parte, destacamos a resistência política dos indígenas frente a modernização da cidade advinda com a riqueza do boom da borracha.

 

Biografia do Autor

Bruno Miranda Braga, Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Graduado em História pelo UNINORTE Laureate, e em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas UEA. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. Pesquisa sobre o Amazonas no periodo Imperial, detacando as culturas, os discursos e, as populações indígenas do período.

Referências

COLLEÇÃO DAS LEIS DA PROVÍNCIA DO AMAZONAS – Tomo V, parte 1ª – LEI Nº 68, de 04 de setembro de 1856. Manáos, 1856 – Acervo: Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA.

FALA dirigida a Assembleia Legislativa Provincial do Amazonas, no dia 1.o de outubro de 1853, em que se abriu a sua 2.a sessão ordinária, pelo Presidente da Província, o conselheiro Herculano Ferreira Penna. Manáos, Amazonas: Typ. de M.S. Ramos, 1853. p. 54 Acervo Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas IGHA.

JORNAL DO COMMERCIO, 10 de janeiro de 1906. Manáos, 1906 – Acervo: IGHA.

JORNAL, ECHO DO NORTE – Manáos, 16 de outubro de 1887. ANO 01, Nº 6 – 1887 – Acervo: Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA.

LEIS, DECRETOS E REGULAMENTOS – TOMO V – 1903 – Amazonas: Tipografia do Amazonas, 1904.

MENSAGEM, do Excelentíssimo Sr. Dr. Fileto Pires Ferreira, Governador do Estado Manáos Imprensa Oficial, 1898. Acevo: IGHA.


Bibliografia:
AGASSIZ, Louis e AGASSIZ, Elisabeth Cary. Viagem ao Brasil – 1865-1866.Trad. de João Etienne Filho. São Paulo / Belo Horizonte: Edusk/Itatiaia, 1975.

AMAZONAS, Lourenço da Silva Araújo e. (1852). Dicionário Topográfico, histórico, descritivo da Comarca do Alto Amazonas. Recife. Meira Henrique Nova – Edição fac-similar; Manaus: Associação Comercial do Amazonas – ACA – 1984. (Coleção Hiléia Amazônia, “1”).

BARRETO, Cristiane Manique. De como cabeçuda dos Pescadores, transformou-se num espaço de sociabilidades das Elites Itajaienses (SC) nas primeiras décadas do século XX. In: Revista Científica Clio-UNINORTE: História em Perspectivas. Manaus: UNINORTE/LUAREATE, 2010.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da Modernidade. Trad. de Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Toratti. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BRAGA, Bruno Miranda. A Cidade e suas Restrições: Os Códigos Municipais de Posturas de Manáos no Século XIX. In: MORGA, Antônio Emílio. (Org.). Encontro com a História e as suas deliciosas contradições. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas EDUA, 2015 (p. p. 91-104).

BRAUDEL, Fernand. Gramática das Civilizações. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: _____. A Escrita da História: Novas Perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 2011.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Trad. de Sérgio Goés de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1 – Artes de Fazer. 19ª ed. Trad. de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro. Vozes, 2012.

CHALHOUB, Sidney. A Cidade Febril: Cortiços e Epidemias na Corte Imperial. São Paulo: companhia das Letras, 1996.

CHASTEEN, Jhon Charles. América Latina: Uma História de Sangue e Fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

COSTA, Hideraldo Lima da. Amazônia: Paraíso dos Naturalistas. In: Amazônia em cadernos. Manaus: EDUA nº 06, 2000.

CUNHA, Manuela Carneiro da (org.) História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal da Cultura. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), 1992.

DAOU, Ana Maria. A Belle Époque Amazônica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

DIAS, Edinea Mascarenhas. A Ilusão do Fausto: Manaus, 1890-1920. 2ª ed. Manaus: Valer, 2007.

FOUCAULT, Michel. A Governamentabilidade. In: Microfísica do Poder. Org. e trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Org. e Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1979.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 95.

KOCH-GRÜNBERG, Theodor. Dois Anos Entre os indígenas: Viagens ao Noroeste do Brasil (1903-1905). Manaus: EDUA/FSDB, 2005, p.p., 29, 30.

LANNA, Ana Lúcia Duarte. Uma cidade na Transição: Santos: 1870-1913. São Paulo: Editora HUCITEC/Prefeitura Municipal de Santos, 1996.

MARCOY, Paul. Viagem pelo Rio Amazonas. Trad. de Antônio Porro. Manaus. Edições do Governo do Estado do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Desporto. Editora da Universidade do Amazonas, 2001.

MESQUITA, Otoni. Manaus História e Arquitetura (1852-1910). 3ª ed. Manaus: Editora Valer / Prefeitura de Manaus / UNINORTE, 2006.

SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter. A Escrita da História. Novas Perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo. Editora da Universidade Estadual Paulista, 2011.

TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: A questão do outro. Trad. de Beatriz Perrone Moisés. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2018-10-03