Chamada para o dossiê “O PODER POLÍTICO: HISTÓRIA DOS PARTIDOS, ASSOCIAÇÕES E MOVIMENTOS NO BRASIL (SÉCULOS XX E XXI)”

2022-12-27

A MANDUARISAWA - Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) convida os pesquisadores (as) de todo o país a enviarem artigos inéditos para o dossiê “O poder político: História dos partidos, associações e movimentos no Brasil (séculos XX e XXI)” organizado pelos pesquisadores prof. Dr. Anderson Vieira Moura (PPGH/UFAM) e profa. Msc. Kívia Mirrana Pereira (SEDUC-AM).

Desde o final do século XIX, a história política buscou reinventar-se. Se antes, fechada em si mesma, suas discussões estavam sobre um prisma e sua escrita estava restrita a história-crônica, factual e ideológica, cujo o objetivo era discutir sobre as fundações, articulações e projetos sociais dos partidos políticos a fim de alicerçar parâmetros indiscutíveis, a partir dos novos debates e indagações sobre a natureza e os aspectos do poder político, as novas faces historiográficas, metodológicas e teóricas foram postas na mesa com o intuito de promover a abertura para novas interpretações, temas e objetos sobre a constituição da História Política com diferentes propostas de investigações.

Fruto desse processo, vimos um amplo movimento surgir ao colocar em cena projetos e pesquisas que versam sobre uma história política intrínseca com a formação nacional, ideológica, cultural e social. A partir desse deslocamento, conseguimos vislumbrar nas páginas historiográficas a trajetória de novos agentes, movimentos sociais, organizações coletivas, práticas sociais, culturas associativas, partidos e forças políticas (grupos parlamentares, clubes, sindicatos, entidades, facções etc.) que se organizavam de acordo com seus interesses, ideologias, articulações e relações em torno da classe, gênero, raça e etnicidade. Não sem motivos que as mais variadas fontes demonstram que a organização dos movimentos dos trabalhadores/as, negros/as e indígenas, das mulheres, dos imigrantes e das elites se estabeleceram como força motriz para o debate público sobre direitos sociais e políticos no século XX e XXI. 

No Brasil e na totalidade da América Latina, nos parece que essa teia de significados acabou por corroborar em processos de lutas e resistências particulares que, respeitando suas especificidades, caminham sobre terrenos de golpes, crises constitucionais e democráticas, desigualdades e tradições políticas que interrogam cientistas e historiadores/as sobre o papel das associações, dos partidos e dos movimentos sociais no que diz respeito a sua natureza, função e ação social. 

Tomando como referência que os partidos políticos são “lugares que se operam a mediação política” (BERSTEIN, 2003, p. 60) e as associações e movimentos sociais participam de uma “estruturação, instável mas fecunda, da vida política” (RÍOUX, 2003, p. 101), é necessário reiterar as diferenças entre os dois. 

De um lado, temos uma esfera partidária que encaminha suas ideologias e propostas na formação de quadros e capitais políticos que se aglutinam em forças, filiações, articulações e acordos nas disputas internas, nas comissões executivas e dos diretórios que acabam, uma hora ou outra, atingindo a sociedade. Dentro dessa esfera, os partidos políticos encontram-se na organização do Estado em que estrutura a participação legislativa na aspiração da governança dos grupos de esquerda, centro e direita através do processo eleitoral e encaminhamento de projetos políticos e sociais. De outro modo, embora equivalente, dispomos das organizações, associações e movimentos que buscam influenciar e mobilizar a opinião pública com envolvimento social, cultural, religioso, recreativo, racial ou étnico que, apesar de estar ao lado da institucionalização pública, “sua plasticidade, sua capacidade de mobilizar em todas as frentes sociais, de ativar o debate de ideias, a põem em confronto com todas as formas organizadas de poder” (RÍOUX, 2003, p. 130), desta maneira, as associações e movimentos demonstram a dinâmica da vida política e coletiva.

Nesse sentido, o dossiê O poder político: história dos partidos, associações e movimentos no brasil (séculos XX e XXI)” pretende refletir sobre não apenas a atualidade da História política, como seu vigor desde sua retomada historiográfica, e a urgência metodológica para entender o Brasil e a América Latina do século XX à atualidade. Entendemos que a História política engloba várias vertentes da vida e do cotidiano, por isso o interesse não apenas em temas clássicos, como eleições, governos e partidos, como também em várias formas de associação política, tais como clubes, sindicatos, entidades, facções e movimentos populares, civis, religiosos e militares.

Os artigos encaminhados para a revista serão analisados pelo processo de avaliação duplo-cega e devem cumprir os pré-requisitos para a publicação. Caso aprovados, os trabalhos serão publicados no volume v. 7, n. 1, que está previsto para ser lançado em setembro de 2023.

A Revista também aceitará propostas de artigos livres, resenhas, relatos de experiência e entrevistas para compor o presente dossiê.

Prazo final para submissão de artigos: 02-07-2023

Confira o Edital completo aqui