POLÍTICAS INDÍGENAS E INDIGENISTAS NOS DOMÍNIOS DO NORTE:

LIDERANÇAS INDÍGENAS, COLONOS IBÉRICOS E HOLANDESES NAS FRONTEIRAS COLONIAIS DO NOVO MUNDO (1637-1644)

Autores

  • Fernando Roque Fernandes Universidade Federal do Amazonas/Professor Assistente A - Universidade Federal do Pará/Estudante de Pós-Graduação (Doutorado)

Resumo

Resumo: Este texto apresenta elementos para se pensar processos complexos que apontam para atividades de caráter geopolítico-militar, mas, também, para a conformação daquilo que se passou a denominar, a partir do século XVII, de Estado do Maranhão (1621-1652) ou, como foi denominado pela historiografia: Amazônia Portuguesa. Para tanto, evocamos uma série de acontecimentos que consideramos fundamentais para se compreender os processos que informam diferentes relações envolvendo povos indígenas, portugueses, espanhóis e holandeses na delimitação de novas e, permanentemente móveis, fronteiras coloniais daquele período. Este espaço, o qual consideramos denominar, também, de “Domínios do Norte”, foi palco de particulares protagonismos, especialmente indígenas. Evocamos informações de determinadas fontes. Em especial do Arquivo Histórico Ultramarino, cartas holandesas e bibliografia histórica para dar conta dos processos que evidenciam políticas indígenas e indigenistas naqueles anos da presença holandesa na região.

 Palavras-chave: Domínios do Norte; Protagonismo Indígena; Portugueses; Holandeses

Biografia do Autor

Fernando Roque Fernandes, Universidade Federal do Amazonas/Professor Assistente A - Universidade Federal do Pará/Estudante de Pós-Graduação (Doutorado)

Atualmente, é Professor do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde atua no Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI). Doutorando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Desenvolve pesquisas relacionadas aos Movimentos Indígenas no Brasil, Educação Escolar Indígena  na Amazônia Brasileira e Povos Indígenas e Ensino Superior no Amazonas.

Downloads

Publicado

2019-05-22