AS MOTIVAÇÕES ECONÔMICAS DO ESTADO PORTUGUÊS QUE LEVARAM À DIÁSPORA DE POPULAÇÕES AFRICANAS PARA AMAZÔNIA, NOS SÉCULOS XVII E XVIII.

Authors

  • Daniel Rodrigues Palheta Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Assunção José Pureza Amaral Universidade Federal do Pará

Abstract

Este trabalho faz uma discussão histórica e historiográfica sobre a escravidão de negros na Amazônia Colonial, especificamente entre as décadas finais do século XVII e o século XVIII. Primeiramente se discute as motivações que levaram a dispersão de populações negras africanas para o Estado do Grão-Pará e Maranhão, mapeando as principais rotas comerciais e as formas que as Companhias Comerciais promoviam o comércio da África para a região Amazônica. O referencial teórico foram Vicente Salles, Bezerra Neto, Benedito Barbosa, Flávio Gomes, Rafael Chamboureyron, entre outros estudiosos. Uma das diversas motivações foi a necessidade de braços escravos africanos para a lavoura da região, solicitada por moradores e atendida pelo Estado português, que criou várias Companhias de Comércio para prover a transferência de africanos para a Amazônia. 

Palavras-chave: Escravidão Negra; Companhia de Comércio; A Diáspora Africana. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Rodrigues Palheta, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em História, Especialista em Gestão Educacional (Unicesumar), especialista em Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia para a implementação da Lei 10639/03 (UFPA), mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA). Professor da Seduc - PA.

Assunção José Pureza Amaral, Universidade Federal do Pará

Cientista Social, Dr. em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA; professor das licenciaturas, do Curso de  Especialização em Saberes Africanos e Afro-brasileira na Amazônia para a implementação da Lei 10.639/03 (UFPA); coordenador do Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação – GESCED e do Programa Universidade no Quilombo da UFPA.

Published

2017-09-08