HISTÓRIAS SOBRE AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO CONTRA MULHERES:

SUGESTÕES PARA PENSAR UM CAMPO DE ESTUDOS

Autores

  • Luciano Rodrigues Castro Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula de Castro Neves PPGIDH/UFG

Resumo

Este ensaio procura apresentar reflexões sobre algumas possibilidades para a escrita da história para a temática das violências de gênero contra mulheres. Embasado num projeto epistêmico pós-moderno, afirma a primazia do observador e da interpretação e procura dimensionar a escrita da história a partir do narrador e de sua relação com conceitos e fontes. Procuramos, ao longo do texto, explorar a origem, as potencialidade e as limitações dos conceitos de “gênero” e “violência de gênero contra mulheres”, de forma a apontar as possibilidades que se abrem/fecham aos historiadores que procuram explorar este campo.

Biografia do Autor

Luciano Rodrigues Castro, Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás

Graduado em Comunicação Social (bacharelado Jornalismo) pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Direitos Humanos pela mesma instituição. Possuo interesse de pesquisa nas áreas de História, Comunicação Social, Relações Internacionais, Ciência Política e Direito (com foco em Direito Internacional dos Direitos Humanos), com ênfase temática em gênero e sexualidade, migrações, relações étnico-raciais, análise de política externa, histórias para as mídias brasileiras, histórias para as políticas externas brasileiras no século XX, histórias para os direitos humanos.

Ana Paula de Castro Neves, PPGIDH/UFG

Doutoranda e Mestre em Direitos Humanos do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Direito (Bacharelado- 2004) pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Direito e Processo Civil (2007) pela Uni-Anhaguera. Aluna especial da disciplina Alteridade, Ética e Direitos Humanos (2018) do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Faculdade Federal de Goiás. Atuou com advogada militante (2005 a 2009) na Capital Advocacia. Atuou como assessora jurídica (2012 a 2015) no Centro de Referência em Assistência Social do município de Goiânia-GO, com ênfase nas Medidas Socioeducativas e violação de Direitos Humanos. Atuou como tutora curso de Segurança do Trabalho (2013 a 2016) à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atualmente é advogada militante e estudante. Tem experiência nas áreas de Direito, Educação e Direito Humanos.

Downloads

Publicado

2022-07-12