Chamada para o dossiê “MUNDOS DO TRABALHO: ASSOCIAÇÕES, LIDERANÇAS E GREVES NA AMAZÔNIA URBANA E RURAL”

2022-12-27

A MANDUARISAWA - Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) convida os pesquisadores (as) de todo o país a enviarem artigos inéditos para o dossiê “Mundos do trabalho: associações, lideranças e greves na Amazônia urbana e rural” organizado pelos pesquisadores prof. Dr. Luciano Everton Costa Teles (UEA/CEST) e Prof. Me. Moisés Dias de Araújo (SEDUC-AM/SEMED).

O dossiê “Mundos do trabalho: associações, lideranças e greves na Amazônia urbana e rural” surge com a finalidade de reunir e promover a divulgação acadêmica de pesquisas que discutam as associações, as lideranças e as greves na Amazônia urbana e rural nas suas variadas dimensões e abordagens. Vislumbra-se ainda contemplar aspectos relacionados ao universo dos trabalhadores urbanos e/ou rurais, tratando de pontos como suas relações com a cidade e/ou campo, formas de lazer e sociabilidade, sindicatos, imprensa operária e processos de trabalho. A ideia é contribuir para o debate acadêmico através da ampla divulgação de pesquisas em andamento ou resultados de pesquisas já consolidados acerca da natureza e das especificidades das relações de trabalho na região, buscando compreender as políticas adotadas pelos poderes instituídos a fim de integrar/segregar esses agentes dos diferentes espaços urbanos e/ou rurais. Ao mesmo tempo, busca-se contribuir para o entendimento da forma como diferentes grupos de trabalhadores se relacionavam com os espaços urbanos e/ou rurais: como trabalhavam, onde moravam, como viviam. 

Esse dossiê certamente poderá dar visibilidade a diferentes categorias profissionais que eram fundamentais na dinâmica da cidade e do mundo rural: cocheiros, carroceiros, motorneiros, carvoeiros, camponeses, extrativistas que aparecem nas pesquisas com grande vigor e suas experiências são abordadas com clareza e originalidade.

Os artigos encaminhados para a revista serão analisados pelo processo de avaliação duplo-cega e devem cumprir os pré-requisitos para a publicação. Caso aprovados, os trabalhos serão publicados no volume v. 7, n. 2, que está previsto para ser lançado em dezembro de 2023.

A Revista também aceitará propostas de artigos livres, resenhas, relatos de experiência e entrevistas para compor o presente dossiê.

Prazo final para submissão de artigos: 20-09-2023

Confira o Edital completo aqui