“Votar é muito mais sério que mudar de canal de televisão”: as mobilizações da linguagem televisiva na campanha presidencial de Lula em 1989
The mobilizations of television language in Lula's presidential campaign in 1989.
Resumo
O presente trabalho busca analisar a primeira campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil em 1989, a compreensão das peças publicitárias da candidatura de Lula no Horário Gratuito Político Eleitoral orientam interpretações acerca dos projetos de nação postulados pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A partir das necessidades em se discutir problemáticas sociais cotidianas na televisão, a coligação Frente Brasil Popular produz a Rede Povo, um espaço audiovisual desenvolvido na campanha eleitoral de Lula composto por segmentos que faziam referência aos gêneros televisivos. Dessa forma, a televisão pode ser pensada como articuladora das reproduções e das memórias sociais, os segmentos do quadro da campanha audiovisual de Lula dinamizam as programações televisivas como ambientes de cruzamento de espaços, narrativas e linguagens, possibilitando uma análise dos contextos de produção e posicionamentos em suas formatações de consumo, proporcionando o contato com o tempo histórico.