“Votar é muito mais sério que mudar de canal de televisão”: as mobilizações da linguagem televisiva na campanha presidencial de Lula em 1989

The mobilizations of television language in Lula's presidential campaign in 1989.

Autores

Resumo

O presente trabalho busca analisar a primeira campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil em 1989, a compreensão das peças publicitárias da candidatura de Lula no Horário Gratuito Político Eleitoral orientam interpretações acerca dos projetos de nação postulados pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A partir das necessidades em se discutir problemáticas sociais cotidianas na televisão, a coligação Frente Brasil Popular produz a Rede Povo, um espaço audiovisual desenvolvido na campanha eleitoral de Lula composto por segmentos que faziam referência aos gêneros televisivos. Dessa forma, a televisão pode ser pensada como articuladora das reproduções e das memórias sociais, os segmentos do quadro da campanha audiovisual de Lula dinamizam as programações televisivas como ambientes de cruzamento de espaços, narrativas e linguagens, possibilitando uma análise dos contextos de produção e posicionamentos em suas formatações de consumo, proporcionando o contato com o tempo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Cavalcante Estevão, Universidade Federal do Ceará

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC). E-mail: lucasestevao1999@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-11-13