Do cotidiano registrado nas crônicas ao dia a dia docente: potencialidades nas crônicas de Lima Barreto e da Revista Careta no ensino de História

POTENTIALITIES OF CHRONICLES BY LIMA BARRETO AND CARETA MAGAZINE IN HISTORY TEACHING

Autores

  • Arthur Camargo Frêdo Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica/ Graduando em História

Resumo

O presente artigo busca investigar a potencialidade das crônicas de Lima Barreto, publicadas entre os anos de 1920 e 1922 na revista Careta, para o entendimento do processo de modernização da sociedade carioca ocorrido no início do século XX. Soma-se a isso o objetivo de entender de quais formas as fontes literária e impressa podem contribuir para um Ensino de História alternativo ao tradicional. Nesse percurso, foram estudados a materialidade do periódico, a trajetória do autor e o contexto em que ambos estavam inseridos. Em seguida, propõe-se a utilização de uma crônica de Lima Barreto e a respectiva edição da Careta em que foi publicada para as aulas de História. Conclui-se que o crítico relato elaborado por Lima Barreto através de suas variadas crônicas, bem como os aspectos característicos da revista Careta, são bastante ricos para a construção de um ensino de História que se pretende mais interativo, complexo e diversificado. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-31