"Onde aprendera as sutilezas da moça": gênero, disciplina e educação das sensibilidades na Escola Doméstica de Natal (1914-1945)

Autores

  • Vitória Diniz de Souza SEECT-PB

Resumo

No início do século XX, a educação feminina era objeto de preocupação e intervenção, surgindo assim, inúmeras instituições dedicadas a educar as mulheres. Nesse contexto, foi criada a Escola Doméstica, escola exclusiva para mulheres, com o objetivo de formar donas de casa, a partir de pressupostos científicos e modernos importados das escolas europeias. Assim sendo, esse artigo tem como objetivo identificar as práticas de disciplinarização utilizadas pela Escola Doméstica para educar os sentidos e sensibilidades de suas alunas entre 1914 e 1945. Para tanto, como metodologia, foi utilizada a Análise do Discurso, inspirada nas leituras de Michel Foucault (1999; 2008), reconhecendo a escola enquanto uma instituição disciplinar produtora de discursos acerca da feminilidade, ao oferecer um curso de formação para donas de casa, baseado em saberes científicos que visavam a mulher enquanto corpos a serem docilizados para cumprirem um suposto destino feminino no lar.

Biografia do Autor

Vitória Diniz de Souza, SEECT-PB

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduação em História pela Universidade Estadual da paraíba (UEPB). É professora de História na rede pública de ensino do Estado da Paraíba (SEECT-PB).

Downloads

Publicado

2022-12-21