L’AUTOBIOGRAPHIE D’UN AUTRE, UNE CONTRIBUTION À LA CONSTRUCTION DE SOI CHEZ DES COLLÉGIENS DE LA BANLIEUE PARISIENNE
Abstract
Qual pode ser o interesse em contar a sua propria história? Sera par conhecer-se melhor e deixar uma lembrança de si mesmo para os seus entes queridos (Montaigne, 1580), ou deixar aos contemporâneos o retrato de um ser singular (Rousseau, 1782). Entre outras características que lhe reconhecemos, a autobiografia promoveria a identificação do leitor, que é no nosso caso um aluno do segundario. Este paradigma é interessante porque pode ter um impacto pessoal neste ser em mutação que é o adolescente (Bariaud, 1997), por vezes marcado por diferentes crises (Erikson, 1950). O ensino da autobiografia, como dispositivo didático, em terceiras classes de um colégio R.E.P. nos subúrbios de Paris, permite-nos observar uma certa relação com si mesmo e conhecimento nestes adolescentes. A nossa sequência dedicada a este género literário baseou-se tanto no conhecimento deste género literário, que foi previamente mobilizado, mas também na capacidade para um aluno
de se identificar com o autor. O nosso objetivo era observar a expressão de uma relação com si mesmo de uma amostra de alunos do terceiro ano, através do estudo deste género literário e de outros dois dispositivos didáticos (debate filosófico e história de vida) com o objetivo de promover na adolescência uma construção pessoal (Todorov, 2007).