LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO GÊNERO Piper (PIPERACEAE) PARA USO MEDICINAL

Autores

  • Rafaela Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O Brasil é rico na biodiversidade de plantas, onde as florestas são berços de espécies vegetais, podendo ser de grande uso para fins terapêuticos, como espécies pertencentes ao gênero Piper que segundo estudos podem ser utilizadas no tratamento de doenças venéreas, desordens intestinais, males gênito-urinárias, epilepsia, dentre outras. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico de espécies do gênero Piper para uso medicinal. Esta pesquisa foi realizada em plataformas digitais com foco em trabalhos nacionais e completos ocorrentes dessa espécie. Constatou-se que a mesma possui diversos princípios bioativos, sendo elas utilizadas para o tratamento de alguns tipos de doenças como: afecções vias respiratórias, tosse, bronquite, furúnculos, queimaduras leves, etc. E foi possível analisar também os tipos de espécies do gênero Piper que mais aparecem nas literaturas e para qual determinado tipo de estudo medicinal é utilizado. Portanto, foi possível verificar trabalhos que tinham como interesse para o uso medicinal de espécies do gênero Piper.

Palavras-chave: Piper, uso medicinal, levantamento bibliográfico.

Biografia do Autor

Rafaela Silva de Lima , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - UFAM/IEAA.

Renato Abreu Lima , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas, Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professor do Magistério Superior da UFAM atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2021-07-01