COMENTÁRIO À “CENTRALIDADE DO HUMANISMO” NA EDUCAÇÃO COMO UM DOS DESAFIOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, SEGUNDO ADALBERTO DIAS DE CARVALHO

Autores

  • David Silvestre Chabai Mudzenguerere Universidade Licungo - Quelimane, Moçambique

Resumo

 

O presente comentário toma a ideia de Adalberto Dias de Carvalho sobre a Centralidade do humanismo na educação como o caminho que a Filosofia Africana precisa de trilhar na sua militância pela liberdade da África e dos africanos. Se o humanismo não é convertível à egoidade do cogito solitário que admite os outros na estrita dimensão da multiplicação homogénea da sua universal singularidade e do poder-ser que dela dimana (Carvalho), então a Filosofia Africana tem de reivindicar, hoje, a intersubjectivação (Castiano), isto é, homens que dialoguem com a sua individualidade, com os outros homens e com a natureza; homens promotores da alteridade como sua própria inclinação humana.

Palavras-Chave: Educação, Centralidade do Humanismo, Intersubjectivação.

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Biografia do Autor

David Silvestre Chabai Mudzenguerere, Universidade Licungo - Quelimane, Moçambique

Doutorado em Filosofia, Docente na Universidade  Licungo - Quelimane, Moçambique.

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Publicado

2020-06-11