COMENTÁRIO À “CENTRALIDADE DO HUMANISMO” NA EDUCAÇÃO COMO UM DOS DESAFIOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, SEGUNDO ADALBERTO DIAS DE CARVALHO

著者

  • David Silvestre Chabai Mudzenguerere Universidade Licungo - Quelimane, Moçambique

要旨

 

O presente comentário toma a ideia de Adalberto Dias de Carvalho sobre a Centralidade do humanismo na educação como o caminho que a Filosofia Africana precisa de trilhar na sua militância pela liberdade da África e dos africanos. Se o humanismo não é convertível à egoidade do cogito solitário que admite os outros na estrita dimensão da multiplicação homogénea da sua universal singularidade e do poder-ser que dela dimana (Carvalho), então a Filosofia Africana tem de reivindicar, hoje, a intersubjectivação (Castiano), isto é, homens que dialoguem com a sua individualidade, com os outros homens e com a natureza; homens promotores da alteridade como sua própria inclinação humana.

Palavras-Chave: Educação, Centralidade do Humanismo, Intersubjectivação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Filosofia, Docente na Universidade  Licungo - Quelimane, Moçambique.

##submission.downloads##

出版済

2020-06-11