ASPECTOS DA HERMENÊUTICA ANALÓGICA NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Mauricio Beuchot Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)
  • João Paulino Da Silva Neto Universidade Federal de Roraima

Resumo

Nestas páginas gostaria de enlaçar a filosofia da educação com a hermenêutica; mais concretamente, com uma hermenêutica analógica. Dita hermenêutica analógica tem como traço fundamental a analogia, que é o mesmo que proporção, já que ana-logon é o que tem um equilíbrio proporcional. E nesse equilíbrio proporcional consistem as virtudes, sobre tudo as éticas ou morais, porém também as epistêmicas ou intelectuais. Por isso falarei primeiro do retorno da noção de virtude na pedagogia atual, pois a literatura mais recente da filosofia da educação, sobre tudo na linha da filosofia analítica, acusa uma presença de noção de virtude que antes seria impossível.

Essa pedagogia em virtudes pode ser beneficiada pela hermenêutica, que sobretudo depois de Gadamer, se coloca em linha da virtude tal como é entendida na Grécia clássica. Implica a noção de proporção, a qual em grego era analogia, motivo pelo qual desejo falar de uma hermenêutica analógica, precisamente, que pode ser um bom apoio e complemento para essa pedagogia. Começo pois, primeiro, com a inesperada presença da noção de virtude entre nós, na filosofia da educação mais recente, porém que provém da antiguidade clássica.

 

Palavras chave: Hermenêutica Analógica. Filosofia da Educação.

Biografia do Autor

Mauricio Beuchot, Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

Doutor em filosofía, escritor, filósofo, acadêmico e pesquisador mexicano do Instituto de Investigações Filosóficas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Doutor Honoris Causa da Universidade Anahuac del Sur. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores sni nível III, da Academia Mexicana de História, da Academia Pontifícia de Santo Tomás de Aquino (Roma) e da Academia Mexicana de Idiomas. Suas áreas de pesquisa são: filosofia medieval, tomismo, filosofia analítica, hermenêutica e filosofia latino-americana. É um dos grandes nomes da filosofía na América Latina e uma das investigações mais promissoras desenvolvidas por ele é o diálogo entre o tomismo e a filosofia analítica, especificamente no âmbito da filosofia da linguagem e sua relação com a metafísica. Entre seus livros destacamos: Elementos de Semiótica (UNAM, 1979), El problema de los universales (UNAM, 1979), La filosofia del lenguage en la Edad Media (UNAM, 1981), Filosofia analítica, filosofia tomista e metafísica (UIA, 1983), La Semiótica (2004), Tratado de hermenéutica analógica. Hacia um muevo modelo de la interpretación (UNAM, 2005), Perfis essenciais de hermenêutica, UNAM / FCE, quarta edição, 2014.

João Paulino Da Silva Neto, Universidade Federal de Roraima

Prof. Dr. João Paulino da Silva Neto, professor e pesquisador do Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima, atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2020-06-11