ASPECTOS DA HERMENÊUTICA ANALÓGICA NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
要旨
Nestas páginas gostaria de enlaçar a filosofia da educação com a hermenêutica; mais concretamente, com uma hermenêutica analógica. Dita hermenêutica analógica tem como traço fundamental a analogia, que é o mesmo que proporção, já que ana-logon é o que tem um equilíbrio proporcional. E nesse equilíbrio proporcional consistem as virtudes, sobre tudo as éticas ou morais, porém também as epistêmicas ou intelectuais. Por isso falarei primeiro do retorno da noção de virtude na pedagogia atual, pois a literatura mais recente da filosofia da educação, sobre tudo na linha da filosofia analítica, acusa uma presença de noção de virtude que antes seria impossível.
Essa pedagogia em virtudes pode ser beneficiada pela hermenêutica, que sobretudo depois de Gadamer, se coloca em linha da virtude tal como é entendida na Grécia clássica. Implica a noção de proporção, a qual em grego era analogia, motivo pelo qual desejo falar de uma hermenêutica analógica, precisamente, que pode ser um bom apoio e complemento para essa pedagogia. Começo pois, primeiro, com a inesperada presença da noção de virtude entre nós, na filosofia da educação mais recente, porém que provém da antiguidade clássica.
Palavras chave: Hermenêutica Analógica. Filosofia da Educação.