BRING YOUR OWN DEVICE (BYOD): QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS QUE PODEM TER NAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Resumo
Com a consumerização de TICS– Tecnologias da Informação e da Comunicação está forçando as organizações a se adaptarem a novas maneiras de atuarem no mercado, diante de um ambiente mercadológico cada vez mais competitivo. No sentido de auxiliar as organizações a conquistarem seus objetivos mercadológicos, há uma tendência para consumir computadores que está revolucionando o funcionamento das organizações. Essa tendência permite ao colaborador a atuar dentro da organização por meio de seus dispositivos pessoais, a qual é conhecida por BYOD, termo inglês que significa Bring Your Own Device – Traga Seu Próprio Dispositivo). Esse conceito tem um impacto positivo nos resultados das organizações – principalmente, no que diz respeito ao clima organizacional –, mas também oferece determinados riscos para a segurança da informação destas organizações. Com base nesse contexto, a presente pesquisa analisou os principais aspectos relacionados a segurança em redes de computadores com ênfase no conceito BYOD, destacando o seguinte questionamento: quais são as principais vantagens e desvantagens para a segurança da informação das organizações que adotam o conceito de BYOD? Em relação ao objetivo deste estudo, foram analisadas as principais características referentes à segurança da informação nas organizações, com ênfase no conceito BYOD.
Palavras-Chave: Redes sem fio, BYOD, mobilidade, dispositivos, Clima Organizacional. Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ambiente Mercadológico. Segurança da Informação.