A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NAS PROPAGANDAS DO ITAÚ E NOS COMENTÁRIOS PÚBLICO

Autores

  • Francisco Dias do Nascimento
  • Hellen Cristina Picanço Simas UFAM

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido como resultado do projeto intitulado “A representação da mulher negra nas propagandas do Itaú e nos comentário público”, desenvolvido no âmbito do Programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC). Para tanto, o objetivo é analisar, à luz dos conceitos da Análise do Discurso francesa, a representação e o papel da mulher negra em propagandas do Itaú, bem como sua interação com o público para perceber como a figura da mulher aparece representada nesses ambientes e, portanto, discursos. O referencial teórico são autores que tratam da Análise do Discurso e da Propaganda, a saber: Eni Orlandi (2011,2012); Evandra Grigoletto (2005), Sérgio Freire (2005, 2014) e Silmara Dela (2013, 2015, 2018). A metodologia de coleta de dados é bibliográfica e netnográfica, com abordagem qualitativa dos dados. Como resultados parciais, verificou-se que as mulheres deixaram de ser aquelas personagens estereotipadas e passaram a ganhar espaço, detentoras de papéis sociais que antes não se era visto nos ambientes comunicacionais. Todavia, ao analisar a interação com o público, alguns internautas mostraram-se, por meio de suas mensagens, estarem inscritos em uma formação ideológica que ainda vê a mulher como personagem estereotipada e, portanto, não merecedora de igualdade em relação aos homens.

Palavras-chave: Análise do discurso. Representação. Mulher. Não dito. Ideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Dias do Nascimento

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduando em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Hellen Cristina Picanço Simas, UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - IZSEZ. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-04-27