A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NAS PROPAGANDAS DO ITAÚ E NOS COMENTÁRIOS PÚBLICO

Autores/as

  • Francisco Dias do Nascimento
  • Hellen Cristina Picanço Simas UFAM

Resumen

O presente artigo foi desenvolvido como resultado do projeto intitulado “A representação da mulher negra nas propagandas do Itaú e nos comentário público”, desenvolvido no âmbito do Programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC). Para tanto, o objetivo é analisar, à luz dos conceitos da Análise do Discurso francesa, a representação e o papel da mulher negra em propagandas do Itaú, bem como sua interação com o público para perceber como a figura da mulher aparece representada nesses ambientes e, portanto, discursos. O referencial teórico são autores que tratam da Análise do Discurso e da Propaganda, a saber: Eni Orlandi (2011,2012); Evandra Grigoletto (2005), Sérgio Freire (2005, 2014) e Silmara Dela (2013, 2015, 2018). A metodologia de coleta de dados é bibliográfica e netnográfica, com abordagem qualitativa dos dados. Como resultados parciais, verificou-se que as mulheres deixaram de ser aquelas personagens estereotipadas e passaram a ganhar espaço, detentoras de papéis sociais que antes não se era visto nos ambientes comunicacionais. Todavia, ao analisar a interação com o público, alguns internautas mostraram-se, por meio de suas mensagens, estarem inscritos em uma formação ideológica que ainda vê a mulher como personagem estereotipada e, portanto, não merecedora de igualdade em relação aos homens.

Palavras-chave: Análise do discurso. Representação. Mulher. Não dito. Ideologia.

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Biografía del autor/a

Francisco Dias do Nascimento

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduando em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Hellen Cristina Picanço Simas, UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - IZSEZ. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2023-04-27