EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19: ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Resumo
Este artigo trata da Educação de Jovens e Adultos - EJA no cenário da pandemia de Covid-19. Propomo-nos a fazer o levantamento dos artigos publicados em revistas científicas durante o período de 2020 a 2022, e utilizamos para a busca as palavras-chave “EJA e Covid-19” nas plataformas do Portal CAPES, Scielo e Google Acadêmico. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com o Estado da Arte como caminho metodológico. Para a discussão, optou-se pela análise de conteúdo. Foram identificados 29 (vinte e nove) artigos e os resultados apontaram para três campos problemáticos: a) o campo dos impactos, medidas governamentais e projeções da EJA; b) a docência da EJA: formação, percepções e experiências; c) os olhares e narrativas discentes da EJA. Finalmente, o artigo conclui-se com uma caracterização do cenário da EJA na pandemia de Covid-19. Entre as escritas e leituras produzidas nos artigos (re)visitamos sentimentos e nos emocionamos com as vivências e experiências constituídas por docentes e discentes da EJA ao longo desse período vivido, levantando questões que estiveram muito presentes nos artigos como a necessidade de se repensar o currículo da EJA, ainda muito voltado apenas para a certificação, assim como a urgência de se considerar na formação dos alunos da EJA a crise ecológica vivida no planeta, para que também sejam agentes transformadores nos seus espaços vividos, para que essa pandemia não seja o presságio de outras que possam vir.
Palavras-chave: EJA. Covid-19. Estado da Arte