EJA CAMPO PÓS PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA EM TRACUATEUA-PA (BRASIL)
Resumo
Este trabalho de pesquisa trata-se de um estudo de caso realizado, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA/Campo de três comunidades do município de Tracuateua-PA, sobre o ensino de Física na modalidade Eja/Campo, no período pós pandemia de Covid-19. Durante a fase de isolamento social da pandemia os professores iam até a comunidade deixar as apostilas nas casas dos alunos para as aulas não pararem. A pesquisa teve como objetivo compreender o ensino de Física na EJA/Campo no contexto da pós-pandemia. Para a realização da pesquisa optamos pela abordagem quanti-qualitativa, na coleta de dados utilizamos a pesquisa de campo e a aplicação de um questionário, e para sua análise dados optou-se pela triangulação. Os resultados indicam que os alunos da EJA Campo compreendem a disciplina de Física a relacionando com a natureza, no entanto, possuem dificuldades quanto aos cálculos envolvidos nos conteúdos, observou-se ainda que as aulas que abrangem o uso de apostilas, exercícios e experimentos são as que os alunos mais se interessam.
Palavras Chaves: Ensino de Física. EJA/Campo. Pós-pandemia de Covid-19.