ESTADO DA ARTE SOBRE A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Resumo
As primeiras instituições de Educação Infantil no Brasil são caracterizadas por um modelo assistencialista e compensatório. A partir da Lei n. 9.394/1996 (LDB) (BRASIL, 1996), esse cenário sofreu alterações quando ela foi instituída como primeira fase da educação básica com o objetivo de desenvolvimento integral. Dessa forma, a Educação Integral é compreendida como uma concepção que visa ao desenvolvimento da multidimensionalidade dos educandos envolvidos no processo; além disso, busca a ampliação dos espaços e dos tempos de ensino/aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as publicações sobre a história da Educação Infantil no Brasil e as concepções de Educação Integral nas práticas pedagógicas por meio de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte. Após a busca na base de dados Periódicos CAPES, delimitando em um recorte temporal de 2011 até 2021 e utilizando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quatorze artigos para serem analisados. Com isso, observou-se o retrato das raízes da Educação Infantil presentes nos artigos, como ela vem sendo desenvolvida atualmente alinhada à Educação Integral. Além disso, foi observada a ausência das produções sobre essas temáticas em publicações na região Norte, o que desperta para novas discussões e produções sobre o tema a partir de pesquisas na área.
Palavras-chave: revisão bibliográfica; desenvolvimento integral; região Norte.