UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores

  • Evanilson Gomes Pinto Prefeitura de São Francisco do Guaporé-RO.
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

As plantas dispõem de utilização tanto medicinal quanto alimentícia, ou seja, têm uma grande valia nas possíveis descobertas de terapias, pois estas fazem parte da história do desenvolvimento humano. Com isso, esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o uso de plantas medicinais no tratamento oncológico. O trabalho foi realizado através de pesquisas descritiva e exploratória que visa analisar o material produzido nos trabalhos científicos obtido nas plataformas SCIELO, Google acadêmico, PubMed, MEDLINE e LILACS. Com os dados obtidos foi gerada uma tabela contendo autoria, periódicos, nome popular, nome científico, família botânica, parte da planta e modo de preparo. Para a realização da seleção final das obras foram feitas leituras sobre cada uma das publicações com a intenção de averiguar-se a pertinência de cada um dos estudos para com a questão norteadora. Desta forma, chegou-se a um total de 15 obras científicas. A natureza da pesquisa se caracteriza como básica que se define a gerar conhecimento. Enquanto que os critérios de exclusão eram artigos que não abordavam as ideias principais nos artigos. De todo material coletado foi analisado minuciosamente e foi obtido um total de 13 espécies vegetais, distribuídas em 12 famílias botânicas. A parte mais utilizada foram as folhas. E a forma de preparo foi a decocção. Com base no resultado do levantamento pode-se observar que as pesquisas apresentaram uma elevada diversidade de plantas com potencial no tratamento oncológico.

Palavras-chaves: Oncologia. Plantas medicinais. Fitoterapia.

 

 

Biografia do Autor

Evanilson Gomes Pinto, Prefeitura de São Francisco do Guaporé-RO.

Possui graduação em Farmácia pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Especialista em Farmácia hospitalar e oncológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação e Especialista em Fitoterapia pela Faculdade Unyleya. Atualmente, é Farmacêutico da Prefeitura de São Francisco do Guaporé-RO.

Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UniSL (2019), Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas, Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2021-01-01