AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA - FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA EM LÁBREA, SUL DO AMAZONA
要旨
Este artigo realizado ao abrigo do PPGECH/UFAM destaca o problema da formação do professor para atuar na educação dos povos originários em Lábrea, Sul do Amazonas. Considerando as lutas e conflitos que os povos indígenas ainda vivenciam para a obtenção de suas formações e atuações nas escolas, esse estudo tem como objetivo identificar os desafios do professor indígena em frente a Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) e identificar os perfis dos professores cursistas que atuam no contexto educacional no município de Lábrea. Para nortear os resultados, realizou-se leituras, análises e uma observação em campo no fomento do acontecimento do curso na qual ocorreu em outubro de 2019. Respeitou-se todos os procedimentos necessários para a amostras das respostas dos professores envolvidos. A ASIE tem como objetivo nortear análises frente ao processo educacional intercultural, diferenciado e específico para que os professores indígenas possam compreender e elaborar metodologias e materiais didáticos e paradidáticos para os subsídios em sala de aula, em consonância com suas realidades, tradições, saberes e cultura, atrelando também, com os conhecimentos científicos. Ao longo dos anos a educação foi utilizada para a descaraterização do índio, mas, com as diversas conquistas ao longo da história do contato, a formação e atuação do professor deve ser refletida como uma ferramenta decisiva para a reconstrução e afirmação das identidades dos povos originários do Brasil.
Palavras-chave: Educação Escolar, Escolarização Indígena; Ação Saberes Indígenas na Escola.