AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA - FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA EM LÁBREA, SUL DO AMAZONA

Authors

  • Alcioni da Silva Monteiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Suely Aparecida Do N. Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas

Abstract

Este artigo realizado ao abrigo do PPGECH/UFAM destaca o problema da formação do professor para atuar na educação dos povos originários em Lábrea, Sul do Amazonas. Considerando as lutas e conflitos que os povos indígenas ainda vivenciam para a obtenção de suas formações e atuações nas escolas, esse estudo tem como objetivo identificar os desafios do professor indígena em frente a Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) e identificar os perfis dos professores cursistas que atuam no contexto educacional no município de Lábrea. Para nortear os resultados, realizou-se leituras, análises e uma observação em campo no fomento do acontecimento do curso na qual ocorreu em outubro de 2019. Respeitou-se todos os procedimentos necessários para a amostras das respostas dos professores envolvidos. A ASIE tem como objetivo nortear análises frente ao processo educacional intercultural, diferenciado e específico para que os professores indígenas possam compreender e elaborar metodologias e materiais didáticos e paradidáticos para os subsídios em sala de aula, em consonância com suas realidades, tradições, saberes e cultura, atrelando também, com os conhecimentos científicos. Ao longo dos anos a educação foi utilizada para a descaraterização do índio, mas, com as diversas conquistas ao longo da história do contato, a formação e atuação do professor deve ser refletida como uma ferramenta decisiva para a reconstrução e afirmação das identidades dos povos originários do Brasil.

 

Palavras-chave: Educação Escolar, Escolarização Indígena; Ação Saberes Indígenas na Escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alcioni da Silva Monteiro , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre no curso de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Humaitá-AM), https://orcid.org/0000-0001-8710-4520

Suely Aparecida Do N. Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

Prof. Dra. do Campus Vale do Rio Madeira do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade https://orcid.org/0000-0002-0545-5712

Published

2020-06-11