DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS EM SUAS AULAS

著者

  • Elker De Oliveira Lourenço Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Flórence Rosana Faganello Gemente Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0003-1063-4958
  • Alan Queiroz da Costa Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ana Paula Salles da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

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Jogos Eletrônico##common.commaListSeparator## Tecnologias Digitais##common.commaListSeparator## Professores##common.commaListSeparator## Ensino##common.commaListSeparator## Educação Física Escolar

要旨

Cabe à escola, especialmente à pública, integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como uma maneira de atuar no sentido de compensar as grandes diferenças sociais e regionais ocasionadas pelo acesso, formação e uso desiguais dessas tecnologias. O presente artigo visa verificar a apropriação de TDICs e, mais especificamente, de Jogos Eletrônicos por professores de Educação Física em suas aulas. O foco nos Jogos Eletrônicos pode ser explicado por eles serem considerados a porta de entrada de crianças e jovens no universo da cultura digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia–GO. Os professores responderam a um questionário via Google Forms. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados são: a) o uso das TDICs nas aulas possibilita experiências que, sem o uso delas, não seriam possíveis; b) docentes que tiveram alguma experiência cultural com Jogos Eletrônicos reconhecem momentos marcantes de aprendizagem; c) as dificuldades de inserção dos Jogos Eletrônicos nas aulas referem-se aos recursos digitais para a prática, sua quantidade insuficiente e/ou softwares desatualizados e/ou equipamentos inoperantes, e à falta de formação inicial e continuada; d) os Jogos Eletrônicos têm sido inseridos nas aulas por meio de jogos em sites, discussão teórica com experimentação digital, transposição do conteúdo dos Jogos Eletrônicos para experiências não-digitais; e) a experiência com Jogos Eletrônicos apresenta potencial para contribuir com diversos fatores ligados aos aspectos motores, cognitivos e sociais dos estudantes.

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Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional PROEF/UFG (2021-2023). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009). Integrante do ConnectLab (UFG). Professor de Educação Física na rede municipal de ensino de Goiânia - GO e na rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia - GO.

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Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa Conexões entre Práticas Corporais, Tecnologias e Inclusão/ConnectLab (UFG).

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Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE).
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP-SP),

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出版済

2025-07-02