DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS EM SUAS AULAS
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Jogos Eletrônico##common.commaListSeparator## Tecnologias Digitais##common.commaListSeparator## Professores##common.commaListSeparator## Ensino##common.commaListSeparator## Educação Física Escolar要旨
Cabe à escola, especialmente à pública, integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como uma maneira de atuar no sentido de compensar as grandes diferenças sociais e regionais ocasionadas pelo acesso, formação e uso desiguais dessas tecnologias. O presente artigo visa verificar a apropriação de TDICs e, mais especificamente, de Jogos Eletrônicos por professores de Educação Física em suas aulas. O foco nos Jogos Eletrônicos pode ser explicado por eles serem considerados a porta de entrada de crianças e jovens no universo da cultura digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia–GO. Os professores responderam a um questionário via Google Forms. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados são: a) o uso das TDICs nas aulas possibilita experiências que, sem o uso delas, não seriam possíveis; b) docentes que tiveram alguma experiência cultural com Jogos Eletrônicos reconhecem momentos marcantes de aprendizagem; c) as dificuldades de inserção dos Jogos Eletrônicos nas aulas referem-se aos recursos digitais para a prática, sua quantidade insuficiente e/ou softwares desatualizados e/ou equipamentos inoperantes, e à falta de formação inicial e continuada; d) os Jogos Eletrônicos têm sido inseridos nas aulas por meio de jogos em sites, discussão teórica com experimentação digital, transposição do conteúdo dos Jogos Eletrônicos para experiências não-digitais; e) a experiência com Jogos Eletrônicos apresenta potencial para contribuir com diversos fatores ligados aos aspectos motores, cognitivos e sociais dos estudantes.