PARCERIA ESCOLA X FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PRIVADA NO LITORAL DO NORDESTE PARAENSE
要旨
Esse texto tem o objetivo de registrar e refletir sobre a experiência da Academia Bordoni de Referência Educacional, conhecida como Colégio Abre, localizado no Município de Salinópolis, no Estado do Pará, durante a primeira onda da pandemia de Covid 19, iniciada em março de 2020 até final do ano de 2021. Foram feitas anotações durante esse período, acrescidos comentários e reflexões. A Escola assumiu o protagonismo das ações de prevenção e controle da pandemia criando mecanismos de profilaxia em associação com os pais, atravessando o período crítico sem ocorrência de casos fatais nem graves associados à frequência escolar. Conclui que as medidas assumidas foram acertadas, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades médicas nacionais e internacionais, atestando a possibilidade de enfrentamento da pandemia em condições difíceis, mas não impossíveis de sucesso se atendidos procedimentos proativos e em parceria com as famílias dos alunos com o corpo diretivo e funcional da escola.
Palavras chave: profilaxia, endemia, saúde coletiva, política educacional, crise